Uma pausa necessária

É preciso parar. Sim, é preciso parar e colocar as coisas no lugar antes de dar qualquer passo a diante. Claro que a rotina acelerada da vida adulta nem sempre nos permite parar e colocar as coisas no lugar, mas é necessário fazer o que precisa ser feito em relação ao mundo e a tudo o que acontece ao nosso redor. Eu não estou dizendo que é necessário parar a sua vida e ficar esperando que as coisas caiam do céu, mas que precisamos parar e pensar em duas coisas: onde estamos e onde queremos chegar.

Nem sempre as pessoas conseguem decidir o que fazer e só seguem o fluxo das coisas como se nada mais na vida importasse. É necessário que coloquemos cada coisa em seu devido lugar porque o mundo nos obriga a fazer escolhas o tempo todo e, em meio ao caos que nos é oferecido diariamente, muitos de nós se perdem e começam a se desesperar sem saber exatamente o que se passa dentro de si. Por isso que eu recomendo para todas as pessoas que estão perto de mim, incluindo você que está lendo, que separem um tempo para colocar a cabeça no lugar. Caso não saiba como fazer, eu tenho algumas sugestões.

Algumas pessoas gostam de natureza. Caminhar em parques e bosques, fazer trilhas, tomar banho de cachoeira e muitas atividades do gênero fazem bem para pessoas assim. Se você não puder sair para fazer algo assim e tiver um jardim em sua casa, passe algum tempo com as plantas ou em contato com a grama e a terra. É uma atividade muito relaxante. Eu, por exemplo, gosto de olhar o céu noturno desde criança porque eu gosto de ver as estrelas e a lua. A noite me encanta.

Há pessoas no mundo que não gostam de falar sobre os próprios problemas e está tudo bem ser assim, desde que você se expresse emocionalmente de uma forma saudável ainda que seja em particular ou em segredo por meio de um diário. Eu já tive muitos diários durante a vida e, muitas coisas que eu escrevo, eu não coloco no Rabiscando Mundos porque são pensamentos extremamente pessoais que eu não me sinto confortável em compartilhar ainda que eu me considere uma pessoa aberta. Existem coisas que pensamos que ninguém precisa saber e uma das melhores formas de fazer isso é escrever e ler para entender o que está se passando em nossas cabeças.

Sempre haverão aqueles que adoram ver gente por toda parte. Pessoas que gostam de estar com outras pessoas porque passam muito tempo sozinhas com seus botões pensando sobre a vida, a verdade e o universo. Pessoas muito reflexivas tendem a ser falantes quando estão em um grupo de pessoas nas quais elas confiam e isso é muito bom. Compartilhar ideias é uma excelente maneira de aprender coisas novas e, em muitos casos, mudar pontos de vista em relação a algumas coisas que estão caminhando ao nosso lado no nosso dia a dia.

Certo, eu vou supor que você é uma pessoa que está muito atarefada e não sabe como parar para colocar tudo o que tem em mente no seu devido lugar porque sua agenda é muito curta e seu tempo vale muito para que você se dê o luxo de tirar algumas horas ou um dia inteiro para se cuidar. Você, sem sombra de dúvidas, deve ter um caderno perto de você ou algo com o qual possa interagir para fazer anotações como seu celular por exemplo. Quando algo atrapalhar seus pensamentos, faça uma pausa curta e escreva o que está atrapalhando. Logo que terminar de escrever, a sensação vai desaparecer como em um passe de mágica. Bem simples, não é? Todavia, existe algo ainda melhor caso você tenha recursos para isso.

Profissionais da área da saúde mental são pessoas preparadas para te ajudar a lidar com seus próprios pensamentos, traumas e situações do dia a dia que você não se sente confortável em falar para ninguém e se vê obrigado a guardar tudo isso dentro de você. Psicólogos, psiquiatras, terapeutas e diversos outros profissionais no mundo estão à disposição da sociedade para colocar a saúde mental das pessoas em dia. A nossa geração está mentalmente doente por ene motivos e saber que há pessoas capacitadas para nos ajudar é muito reconfortante. Nós não estamos sozinhos em meio ao caos e, se trabalharmos juntos e sem medo de fazer o que for preciso para ficarmos bem e saudáveis, podemos ir longe.

Parando para analisar alguns eventos da vida, você pode aproveitar pequenos espaços do dia para colocar tudo no seu devido lugar em momentos que é você consigo mesmo. Quando você vai tomar banho ou usar o banheiro, quando você está a caminho do trabalho, quando você estiver se alimentando em algum momento do dia, quando estiver indo dormir. Momentos curtos, mas importantes do dia a dia podem ser a chave para que você tenha pequenas pausas de modo que não acumule pensamentos que podem se tornar uma bola de neve.

Agora, para deixar isso ainda mais pessoal, eu sempre tento tirar um tempo para ler e conversar com as pessoas. De vez em quando eu pego meu violão para tocar alguma música ou fico algum tempo meditando para equilibrar as coisas. Alguns jogos de raciocínio lógico são importantes para mim porque gosto de manter minha cabeça funcionando e fico algum tempo desenhando coisas que, de vez em quando, podem virar algum modelo 3D que eu guardo para mim e, em breve, estarão disponíveis para todos os mundos.

Em um universo caótico como este que vivemos, é importante manter uma mente sã e bastante focada naquilo que precisamos fazer, mas é ainda mais importante manter uma mente saudável para que não soframos além do necessário com os problemas do dia a dia. Saiba que fazer pausas, sejam elas curtas durante o dia ou longas em períodos de folga, podem revigorar suas forças para continuar lutando por aquilo que você deseja conquistar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: