Código de Conduta

As pessoas costumam agir de determinada maneira por algum motivo. Traumas, desejos, intuição ou qualquer coisa que mova a vontade e o esforço de alguém do ponto A ao ponto B. Os meios que uma pessoa utiliza para chegar onde deseja importam tanto quanto a jornada e o resultado porque isso diz muito sobre como a pessoa encara a vida e a realidade como elas realmente são. Tudo o que acontece em nossa vida pode ser um tanto quanto caótico, mas eu acredito que todo mundo possui um código de conduta.

Sabe, eu fico me perguntando o que leva uma pessoa fazer alguma coisa ruim para outra. Algumas fazem por motivos passionais, outras fazem conscientemente por prazer enquanto que algumas agem compulsivamente por algum motivo que está inconscientemente implantado na pessoa seja pela criação dela. De uma maneira ou de outra, as pessoas fazem o que fazem por alguma razão.

Muitas coisas no mundo possuem explicação e sabemos como as coisas funcionam por causa da ciência. Por outro lado, também temos em mente que a ciência também estuda os comportamentos dos seres vivos e, dentre eles, nós humanos estamos inclusos. Há muito que sabemos sobre a mente humana por causa dos estudos de psicologia já realizados, mas como é que você lida com as coisas que acontecem na sua vida? Porque, ainda que existam estudos sobre a vida, a verdade e o universo, cada pessoa encara a realidade de uma forma e isso diferencia uma pessoa de outra por pouco.

Eu não posso falar em nome de todo mundo, mas eu falo sobre mim neste sentido. Eu sigo algumas coisas que eu acredito que sejam boas a meu ver por causa da minha história de vida. Entendo que há pessoas que vão discordar de mim e outras podem dizer que isso é o normal e o certo a se fazer. Como eu disse antes, todo mundo possui um código de conduta e o meu se resume a coisas simples que eu acho que a maioria das pessoas defendem: eu não tolero mentira, traição e injustiça em qualquer nível, não aceito que causem qualquer tipo de dano às pessoas que eu gosto e, a nível profissional, eu não lido bem com incompetência.

Em relação a primeira parte, para mim, mentira, traição e injustiça caminham lado a lado em algum nível. Se uma pessoa é capaz de uma dessas coisas, certamente as outras serão consequências. Todo mundo já conviveu com uma pessoa mentirosa e que isso já a colocou em graves problemas. Eu vi isso acontecer na minha família por conta de alguns parentes que não defendem os mesmos valores que eu porque eu não defino família por laço sanguíneo.

Quando se trata de pessoas com as quais eu me importo, eu sou capaz de fazer qualquer coisa pra vê-las bem. Seja fazendo companhia, convidando para jogar RPG ou para passar algumas horas conversando sobre qualquer coisa aleatória e sempre estou disposto a ouvir quando alguém precisa desabafar sobre absolutamente qualquer coisa. No entanto, eu tenho um grave problema em relação a incompetência porque eu vejo isso de um jeito um pouco diferente.

Para mim, incompetência não é qualidade de quem é incapaz de realizar alguma tarefa, mas sim o ato de alguém se recusar a aprender algo útil para sua profissão por puro orgulho. Conhecimento nunca é demais e a preguiça neste sentido é o que torna uma pessoa incompetente no meu ponto de vista. Não custa nada aprender uma habilidade nova e demonstrar interesse em melhorar não apenas por si, mas também pelo bem de uma equipe.

Encarar o mundo desta maneira é o que faz com que as coisas valham a pena para mim porque quando se é honesto consigo mesmo, quando você se esforça para ser melhor todos os dias e se importa em ver as pessoas que estão ao seu redor bem, isso me parece algo interessante a se desenvolver na vida. Agir desta forma não é fácil, muitas vezes as pessoas não entendem bem o que você faz nem mesmo o porque de querer fazer o que faz, mas o que importa na vida é viver da maneira que te faz se sentir melhor e eu me sinto bem seguindo o meu código de conduta.

Eu cresci vendo pessoas mentindo, traindo e sendo injustas. Eu vi familiares competindo entre si dentro de suas próprias casas a fim de provar serem melhores do que os outros, eu vi diversos tipos de abusos quando criança e eu era indefeso demais para fazer qualquer coisa e eu tinha tudo para seguir este caminho se não fosse a minha mãe dizendo todas as vezes para que eu fosse diferente daquilo que a nossa família é. Honestamente, eu sou e isso é o que deixa as coisas mais tranquilas no cotidiano.

Seja em meio aos meus amigos, família e colegas ou diante de situações com as quais eu preciso lidar no meu dia a dia, encarar a realidade e colocar o pé no chão é o que faz com que as coisas realmente funcionem como devem funcionar. Viver com o pé no chão o tempo todo e para tudo o que acontece na vida não me parece algo saudável porque todo mundo precisa de um tempo para descansar. Uma coisa séria deve ser sempre levada a sério, mas saber a hora de parar e relaxar é tão importante quanto trabalhar duro.

Honestidade, justiça, integridade, companheirismo e proatividade definem boa parte das coisas que eu acredito além do fato de que eu vejo família como as pessoas que estão do seu lado porque te amam e não porque possuem um laço de sangue que as obrigam-nas a te “amar”. Um código de conduta pessoal é necessário para se identificar como pessoa e encontrar seu lugar no mundo. De uma forma ou de outra, você vai ter que seguir em frente em busca dos seus objetivos porque você, melhor do que qualquer pessoa, sabe o que é melhor para a sua própria vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: