Ecos: Dicas para apresentar a história do seu cenário de RPG

Seja a curto ou a longo prazo, ações geram consequências e nós precisamos lidar com elas. O mundo como está hoje é o resultado de eventos que aconteceram décadas atrás e que ecoam em nossa realidade. O que podemos fazer é trabalhar para tornar o mundo um lugar melhor aos nossos olhos. Pensando bem, é exatamente isso que os personagens de RPG tentam fazer a cada nova aventura.

Quando se trata de passado no RPG é comum que as pessoas sigam em frente sem utilizar uma cronologia. No entanto, grandes cenários de RPG como Dark Sun e Forgotten Realms da Wizards of the Coast possuem uma linha do tempo, eventos que mudaram o cenário e situações que afetam futuras aventuras. Eu listei algumas dicas de como utilizar eventos canônicos do seu cenário na aventura dos seus jogadores. Sem mais delongas, vamos nessa que vai ser bom à beça.

História dos personagens dos jogadores

Jogadores de RPG, ao criarem seus personagens, eles criam todo o passado do personagem até o momento que ele se torna o aventureiro ou a criatura na qual ele se transformou dependendo do que o grupo vai jogar. O narrador tem apenas o começo da aventura e as histórias de cada personagem podem fazer parte de outras que virão.

Muitos personagens de RPG possuem histórias que merecem algumas campanhas de RPG completas de tão bem construídas que ela são. Usar algumas partes, algumas brechas para deixar ganchos para missões e aventuras pode sem uma boa ideia tanto para expandir o cenário de RPG quanto para desenvolver a história do personagem resolvendo pontas soltas e, com isso, novas consequências acontecem para um novo leque de possibilidades.

Eventos da última aventura

Quando uma aventura de RPG se encerra, muitas outras podem acontecer por causa de algum evento interessante da primeira parte da aventura. Consequências acontecem para tudo o que fazemos e eu não vejo porque isso não aconteceria em uma história fictícia. Você pode usar algo que aconteceu ou que deixou de acontecer para montar uma nova aventura como consequência desta ação assim como Life Is Strange ou Detroit Become Human.

Suponhamos que o grupo enfrentou o primeiro chefe da campanha e por causa disso foram recompensados pelo governo da cidade por causa de seus feitos heroicos. No entanto, o verdadeiro inimigo da aventura aparece e dá fim à vida do capanga que falhou em sua missão além de enviar alguém mais poderoso para resolver o problema. Aposto que se o perigo for grande, alguém com mais poder e experiência pode se tornar um bom mentor para o grupo.

Feitos de um NPC experiente

Um personagem aposentado por um jogador ou criado pelo narrador do cenário de RPG pode ser um bom ponto de partida para relatar eventos de aventuras antigas ou informações sobre o passado do mundo que explicam eventos do presente. Além da experiência, do poder e do conhecimento, um NPC que atua desta maneira pode ser a chave para acalmar os ânimos dos personagens mais ansiosos e dos jogadores que podem se perder em meio a muita informação.

Vamos levar em conta um personagem que é um veterano especializado em caçar monstros que após sofrer um ferimento grave na perna ficou manco, mas continua treinando novos caçadores. Seu maior fracasso foi ter sido derrotado por um feiticeiro capaz de invocar aberrações e este, por sua vez, é o mesmo inimigo do grupo atual. Ao contar sua história e o que sabe sobre o inimigo, ele pode revelar métodos antigos, contar sobre como as coisas costumavam ser e o que pode ajudar o grupo a enfrentar a ameaça que prevaleceu no passado.

Pergaminhos sobre a história do mundo

Estudiosos costumam documentar suas pesquisas e as descobertas que fazem quando exploram algum local que ficou esquecido no tempo. Trazer a luz do conhecimento para as mentes das demais criaturas é o papel de todo sábio de seu tempo independente de qual seja sua área de atuação. Colocar vestígios de conhecimento do mundo do RPG em bibliotecas, ruínas e locais nos quais provavelmente não haveria nada.

Colocar tomos com informações sobre o universo de um cenário de RPG é uma maneira de apresentar coisas que no presente as pessoas aceitam como senso comum. O processo que levou a este ponto é o que pode revelar durante a aventura se tudo o que foi feito no passado realmente valeu a pena e o que pode ser mudado para que os mesmos erros não sejam cometidos no presente ou no futuro. Todavia, aqueles que vivem pelo presente em busca de riquezas também precisam saber o que estão saqueando.

Saquear e pilhar

Seja um caçador de tesouros, um pirata, algum tipo de mercenário ou explorador de cavernas e ruínas antigas, o personagem precisa saber onde está entrando e o que é que ele está buscando naquele lugar. Saber que existe algo de valor no local é uma excelente motivação para dar início à aventura, mas descobrir aos poucos porque o lugar se tornou o que é durante a exploração pode deixar as coisas muito mais interessantes.

Criaturas poderosas ou pessoas muito ricas possuem refúgios cheios de lacaios, armadilhas e informações escondidas. O exemplo clássico de um covil de um poderoso necromante pode ter laboratórios, experimentos que deram errado, páginas rasgadas de grimórios, pergaminhos com pesquisas inacabadas além de anotações do que levou a criação de um ambiente grande, soturno, perigoso e escondido.

Tem a mínima noção sobre eventos que aconteceram em nosso passado recente pode te preparar para o que vier pela frente. Isto vale tanto para personagens de RPG quanto para a vida como um todo. O mundo da fantasia, em muitos casos, pode inspirar as pessoas no mundo real assim como o contrário pode moldar rabiscos de novos mundos. O que sempre vale a pena levar em consideração é que para compreender o presente, é preciso aprender com o passado para que o futuro não seja um retrocesso aos eventos que fizeram de nós o que somos hoje como sociedade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: