Um Plano a Ser Seguido

Objetivos requerem planejamento. Planejamento exige paciência. Paciência é uma virtude. O mundo é um lugar o extremamente volátil para seguir um único caminho para o resto da vida. Pessoas mudam de ideias, de opiniões e de ideais assim como qualquer ser humano que busca se tornar melhor a cada dia. Seja para manter um caminho ou na mudança de uma trilha para outra, é preciso que você compreenda que cada etapa da vida exige algum nível de preparo. Seja ele maior ou menor.

É óbvio que ninguém jamais estará pronto para tudo o que acontecer no mundo porque não há um ser humano capaz de dominar com maestria todas as habilidades que existem em nosso planeta. Por esse motivo as pessoas se especializam em algo. Todos nós somos bons em alguma coisa e, para que consigamos conquistar mais coisas em nossas vidas, é necessário que cooperemos uns com os outros.

Cooperação é a base para a conquista de grandes objetivos e é necessário que pessoas com habilidades diferentes trabalhem em conjunto para que metas sejam atingidas. Cada pessoa possui um ritmo de trabalho e de pensamento além de suas habilidades técnicas e pessoais. Isto nos leva ao ponto no qual tudo culmina em uma resolução simples, direta e bastante questionável para todo mundo que já esteve em uma equipe qualquer: quando há um plano a ser seguido é mais importante realizar um trabalho em equipe ou se deixar levar por um pensamento individual durante a execução do projeto em questão?

Pessoas que possuem uma mente muito individualista acabam procurando trabalhos nos quais elas dependem exclusivamente do próprio esforço ainda que precisem trabalhar em cooperação em alguns momentos de suas carreiras. É fácil notar quando as pessoas possuem estes traços. Geralmente elas preferem resolver os problemas sozinhas antes mesmo que eles aconteçam para que as coisas não se tornem caóticas para todo mundo. No entanto, isto pode transformar a vida da pessoa que executa ações desta maneira em um caos.

Eu sou este tipo de pessoa e sei que isso pode ser um problema. Assumir responsabilidades que vão além daquilo que você deve fazer significa centralizar as tarefas. Em alguns casos, se tratando de funções que são especialmente suas, você deve fazer tudo de acordo com o que você sabe que deve fazer. Todavia, quando for necessário fazer algo em equipe, assuma parte do trabalho e esteja iterado no que está acontecendo nas demais etapas daquilo no que você estiver trabalhando porque sozinho você pode ir mais rápido, mas quando bem acompanhado, você vai mais longe.

Individualismo é importante, mas não pode ser algo que vai subir à cabeça de ninguém. Muitas coisas que deixam de acontecer de bom na vida de algumas pessoas é por causa do ego inflado que, em algum nível, acaba destruindo as verdadeiras qualidades de quem acredita estar acima de tudo e de todo mundo o tempo inteiro. É inevitável que você seja melhor que alguém em algo e pior que outra pessoa em certas coisas e é neste ponto que o trabalho em equipe se demonstra definitivamente necessário.

Em um pensamento simples sobre trabalho em equipe a nível pessoal, pense em um grupo de amigos organizando uma festa. Alguém fica responsável pelos convidados, outros ficam responsáveis pela comida e bebida, alguém precisa reservar ou ceder um espaço para todo mundo poder ficar devidamente confortável dentro do ambiente escolhido e algumas pessoas vão precisar pensar nas músicas que vão garantir que o grupo todo possa se divertir. Esta divisão é bastante comum, não é mesmo?

Considerar que o trabalho em equipe é um problema é uma coisa muito complicada. Muitas vezes a pessoa que aponta o problema realmente quer resolver a situação e existem casos que a pessoa que mais reclama de tudo é aquela que menos faz alguma coisa. Eu já vi ambos acontecerem em situações diferentes. Escola, faculdade, mercado de trabalho, festa de família. Sempre haverão pessoas que vão causar problemas e pessoas que vão resolver problemas. Só cabe a você decidir de qual grupo de pessoas você vai fazer parte. Há espaço para todos no mundo, mas o que é que vai te fazer diferente das demais pessoas que estão ao seu redor?

Cumprir um papel no mundo é algo que todos nós buscamos fazer. Algumas pessoas querem levar uma vida simples e confortável. Outras pessoas buscam poder e riquezas para que possam usufruir do melhor que o mundo tem a oferecer. Existem alguns que sempre vão fazer o que for necessário para alcançar o que quiserem ao passo que certas pessoas vão apenas fazer o que disserem que precisa ser feito em relação a algum problema que elas precisam lidar ou resolver. Todas elas trabalham por algo dentro de seus mundos e sempre haverá alguém que as ajude em todo o processo.

Tanto o trabalho em equipe quanto o individualismo são importantes na conquista de algum objetivo. O que vale a pena ser colocado em jogo é o fato de que as pessoas precisam de ambos para seguirem um plano em suas vidas. O individualismo é bom para que você reconheça seus pontos fortes e fracos em meio a um grupo de pessoas que vai te ajudar a alcançar tudo aquilo que você deseja em sua vida independente do que você almeja. Não tem problema gostar de trabalhar sozinho de vez em quando, mas saiba que o homem não é uma ilha.

Todos nós temos sonhos, planos, objetivos, expectativas em relação ao mundo que está ao nosso redor e às pessoas que caminham ao nosso lado. Isso faz parte do que consideramos individual ou particular de acordo com a crença de cada um de nós possui nesta realidade na qual todos vivemos. Ajudar as pessoas, caminhar ao lado delas, trabalhar para que elas aprendam com os nossos acertos e erros e seguir um caminho que nos leva para algo que está além do que imaginamos me parece um bom plano a ser seguido. Acho que é hora de agir segundo o planejamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: