Uniões Inusitadas: Dicas para transformar inimigos em aliados valiosos

É bastante comum em jogos, filmes, séries e livros que pessoas com interesses opostos se juntem a fim de lutar contra algo que é maior do que elas. Diversas mídias fazem com que isso se torne algo aceitável por motivos diversos, mas tudo converge para o mesmo ponto: algo que pode dar fim a tudo o que as pessoas daquela realidade lutam para manter a qualquer custo.

Quem acompanhou a Saga do Infinito da Marvel tem uma noção de como é que isso funciona. Na história de World of Warcraft da Blizzard há diversos eventos como Legion e Wrath of Lich King que retratam este tipo de aliança. Se é possível fazer isso em MMO’s e franquias de filmes, por que não utilizar esta mesma ideia em mesas de RPG? Pensando nisso eu listei cinco maneiras de transformar inimigos do grupo de aventureiros em aliados. Então vamos nessa que vai ser bom à beça!

Contrato de Missão

Um contrato de missão pode ser feito por qualquer personagem que possua níveis de reputação e uma boa quantidade de recursos para pagar membros de um grupo de aventureiros ou de uma guilda especializada em algum tipo de tarefa. Uma vez firmado o contrato, todos aqueles que o assinaram devem cumprir com o que foi acordado para que recebam suas recompensas o quanto antes. No momento da assinatura, alguém pode notar um nome de alguém que não faz parte do grupo.

O personagem que está firmando o contrato pode ser o responsável por contratar algum NPC que encontrou com o grupo anteriormente e lhes causou dores de cabeça. Seja em conflito armado ou em uma disputa de influência. Por meio do contrato, todos deverão trabalhar juntos e da melhor forma possível nem que seja falando o necessário porque todos possuem um trabalho a fazer.

Objetivos em Comum

Quantas vezes não vemos inimigos lutando um contra o outro simplesmente por que desejam a mesma coisa, mas querem realizá-la por meios divergentes? Os X-Men da Marvel são exatamente deste jeito. Magneto e Professor X desejam que os mutantes sejam aceitos pela sociedade humana e que vivam suas vidas em paz. De um lado o Professor X acredita que a convivência pacífica é o que vai garantir que o mundo seja um lugar seguro para todos. Em contrapartida, Magneto considera que os mutantes são o próximo passo da evolução humana e acredita que o uso da força é necessário.

Eis que para manter o mundo do jeito que é ambos os líderes precisam unir forças para eliminar uma ameaça mutante chamada En Sabah Nur, o Apocalipse. Ele seria como o Anticristo que ergue Quatro Cavaleiros para instaurar o caos e implantar uma supremacia na qual todos os humanos com Gene X despertarão seus poderes e serão a nova raça dominante na Terra sob o controle de Apocalipse. Para evitar esta catástrofe, eles precisarão lutar lado a lado para deter algo que vai além das capacidades individuais dos dois grupos.

Aliança Velada

Uma das melhores maneiras de enganar alguém que se acha muito esperto é fazer com que a pessoa acredite que está dois passos a frente quando, na verdade, há alguém infiltrado em meio a sua organização informando o grupo que está lutando conta ela para minar suas forças antagônicas. Um NPC ou um personagem de jogador que faça um papel de agente duplo pode ser bastante útil para criar uma trama que envolva um plano que torne as coisas mais difíceis para o vilão da história.

Um exemplo disso é a Viúva Negra em Homem de Ferro 2 da Marvel. Ela entra nas Indústrias Stark como uma secretária e assistente pessoal do Tony e depois se revela uma espiã da S.H.I.E.L.D. que estava coletando informações sobre Tony para Nick Fury. Ter um personagem capaz de realizar um feito como este pode ser algo que muda completamente a visão do grupo em relação a um inimigo ou dê ainda mais motivos para que desejam aniquilá-lo.

Último Recurso

Aliados caídos. Guilda desfeita. Perigosos inimigos em toda parte. No entanto, ainda existe alguém que conhece os sobreviventes de um grupo e talvez possa ajudar ainda que o preço de tal ajuda seja alto demais a pagar. Não restam muitas escolhas e não há outra opção senão entrar em contato com a pessoa que disse que era melhor tê-la como aliada do que como inimiga.

Quando o desespero toma conta de um grupo de jogadores, colocar um NPC de moral duvidosa para ajudar é uma ideia consideravelmente boa. Provavelmente alguns jogadores vão considerar sadismo da parte do narrador, mas é algo que, sem sombra de dúvidas, vai dar a oportunidade para que o grupo tente negociar de maneira amigável ou para que intimidem o seu inimigo forçando-o a ajudar por meio de algum tipo de pressão física ou psicológica.

Chantagem

Utilizar o que se sabe de alguém contra a pessoa em uma situação de vida ou morte em um cenário de RPG é algo muito mais comum do que se imagina. Tanto personagens de jogadores quanto NPC’s possuem informações uns sobre os outros em maior ou menor grau quando eles convivem por algum tempo ou quando eles estão sendo espionados por um ou mais adversários que desejam ter cartas na manga para momentos oportunos.

Como este tipo de abordagem é uma via de mão dupla, os personagens que coletam informações relevantes sobre NPC’s e eventos que acontecem durante a história, podem utilizá-las para fazer alianças, condenar pessoas à prisão incriminando-as e conseguir favores além de transformares alguns de seus inimigos em aliados apenas relevando coisas que os NPC’s não sabiam que os jogadores conheciam.

O RPG é um jogo de interpretação e a grande parte das coisas que acontecem são improvisadas. Elas acontecem porque os jogadores movem o jogo de acordo com a abordagem utilizada para resolver os problemas que aparecem na vida dos aventureiros. Alianças podem ser forjadas e quebradas por ene motivos e informações sobre aqueles que podem ajudar ou atrapalhar valem muio mais do que ouro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: