Amizades na Jogatina

O jogos possuem uma capacidade única de unir as pessoas para que trabalhem em um objetivo em comum. Sejam duas equipes competindo, um grupo de pessoas cooperando para eliminar algum chefe muito difícil, fóruns de discussão sobre o jogo ou qualquer outra coisa que faça com quem uma comunidade se reúna para falar sobre algo que elas amam de uma forma sincera em saudável. É claro que cada comunidade tem seus pontos fora da curva, mas o foco aqui é a amizade entre os membros.

Sabe, quando se trata de jogos em geral, as pessoas costumam pensar que apenas quem possui um controle de console nas mãos ou um computador extremamente potente em a possibilidade de jogar algo que seja divertido e interessante. Existem tantos jogos de tantas formas, conceitos e mecânicas diferentes que valem tão a pena quanto qualquer jogo publicado por uma grande produtora. A comunidade de jogos não envolve apenas os jogadores, mas também os membros de cada equipe de desenvolvimento.

Todas essas pessoas formam uma comunidade que trabalha em prol de ver o jogo que amam se tornando cada vez melhor, mais interessante e muito mais divertido do que sua versão anterior. Muitas pessoas que desenvolvem jogos não se preocupam com o que os jogadores desejam jogar e fazem algo que vai contra aquilo que seu publico anseia dentro de um jogo. Muitas empresas colocam microtransações absurdas e outras publicam atualizações que causam mais problemas do que soluções. Por que não fazer algo bom para todos?

Uma comunidade de jogadores unida pode ser muito poderosa ao ponto de mudar uma obra, seja ela um jogo ou uma produção cinematográfica como foi o caso de Sonic. Um dos maiores clássicos da SEGA veio para os cinemas com muita perfeição, mas a primeira versão do trailer apresentada ao público não foi bem recebida e, por pressão popular, foi refeita para que o personagem fosse o mais próximo possível daquilo que os fãs conhecem e amam. Isso não é apenas uma forma de respeito aos fãs, mas também um exemplo de boa relação com a comunidade.

Quando eu digo comunidade, eu não estou falando apenas das enormes comunidades de jogos como a de League of Legends da Riot Games ou a de Rainbow Six Siege da Ubisoft porque quando falo sobre jogos, o seu grupo de amigos é a comunidade mais importante com a qual você deve sempre se importar. Eu digo isso não apenas por eu ser um narrador de RPG e fazer parte deste universo, mas também porque eu fiz muitas amizades durante a vida por causa de alguns jogos que marcaram algumas gerações.

Counter Strike da Valve, World of Warcraft da Blizzard, GTA: San Andreas da Rockstar Games. Muitos desses jogos estão já foram tão grandes quanto Fortnite da Epic Games é atualmente. Jogos que envolvem algum nível de competitividade e que te dão liberdade para jogar da maneira que te deixa mais confortável sempre serão aqueles que vão fazer sucesso entre as pessoas do mundo.

Desde muito tempo as pessoas gostam de se divertir juntas e os jogos fazem parte da história da humanidade assim como a capacidade de escrita e agricultura. Trívias para adivinhação, jogos de tabuleiro como xadrez, damas e shogi, competições da idade média conhecidas como Justas. Pessoas se reunindo para ver quem se sairia melhor durante as competições, descobrir quem possuía mais conhecimento sobre o mundo e aproveitar não apenas os jogos como também fazer suas apostas naqueles que acreditavam que fossem os melhores em seus jogos.

Os séculos foram se passando, as pessoas foram descobrindo novos jogos e culturas ao ponto de hoje em dia grande parte deste tipo de entretenimento ser online. Ainda que estejamos distantes dos nossos amigos e familiares, podemos estar sempre ao lado deles e nos divertindo ainda que não possamos abraçá-los. Jogos unem pessoas de maneiras inexplicáveis. É como se um novo universo se abrisse no qual você pode se tornar alguém muito que, no nosso mundo, jamais seria possível. Aí vem aquela famosa pergunta: o que você seria se pudesse ser qualquer coisa?

Em jogos de RPG eu sempre costumo fazer personagens ágeis como ladinos e arqueiros. Em jogos de luta eu prefiro personagens que possuem golpes diretos. Em jogos de corrida, carros com a tração nas quatro rodas são bastante versáteis se você souber jogar com eles. Jogos de aventura me fazem querer explorar cada canto do mapa para descobrir coisas escondidas como tesouros ou fases secretas. Por que eu estou dizendo isso?

Aqui, no Rabiscando Mundos, eu consigo me comunicar com muito mais pessoas do que apenas com os meus amigos mais próximos. Você que está lendo isso em algum lugar deste mundão grandão também é um amigo com quem eu compartilho meus textos, ideias, conceitos e coisas como esta de hoje. Este é um espaço que eu utilizo para colocar para fora coisas que no meu dia a dia eu não tenho tanta oportunidade por causa dos meus afazeres e são coisas que eu penso durante a semana enquanto estou escrevendo ou fazendo outras coisas que exitem muito tempo e dedicação.

Um dos meus principais objetivos aqui é que você, eu e todas as outras pessoas que acompanham o Rabiscando Mundos tenham um espaço livre para falar sobre os jogos que gostam, sobre o mundo que criaram, sobre os personagens que mais gostam e sobre qualquer outra coisa que for de interesse da nossa comunidade. Sim, somos uma comunidade de pessoas apaixonadas por rabiscos de qualquer natureza que nos permita mostrar ao mundo outros mundos que somos capazes de criar.

Sempre que você imaginar um novo mundo, converse com os seus amigos. Quando conhecer um novo jogo, apresente ele para mais pessoas para que vocês de integrem não apenas do universo que lhe foi apresentado como também para que vocês possam cooperar entre si e com a comunidade geral do novo mundo que foi descoberto. Jogos unem pessoas apesar de muitos se separarem por isso. Então, bora jogar um jogo novo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: