Eventos Épicos: Como criar lendas para RPG

Um artefato perdido em uma grande batalha naval. A lendária armadura de um nobre guerreiro que deu sua vida em troca da segurança de seu povo. A bênção da essência lunar que molda o mundo de maneira soturna. Os restos mortais de um ancestral que possui o conhecimento necessário para levar os viventes ao próximo passo de sua evolução. Quantos tipos de histórias lendárias podem existir em um universo de fantasia?

É bastante comum que tenhamos ideias baseadas no “e se?” quando estamos desenvolvendo algo novo para uma história de um jogo qualquer. Seja para dispositivos móveis ou para jogos de mesa, histórias de fantasia precisam de elementos verdadeiramente fantásticos. Por isso eu listei algumas dicas de como criar lendas para os seus jogos, histórias, contos e fantasias. Então, sem mais delongas, vamos nessa que vai ser bom à beça!

Imagine algo impossível e torne possível

Você já olhou para uma pessoa e se perguntou: o que se passa na cabeça dela?. Se você já assistiu Divertidamente (Disney Pixar – 2015), é provável que reconheça esta fala. A pergunta é totalmente válida porque você pode imaginar o que se passa na cabeça de alguém, mas nunca terá certeza do que é. No entanto, se esta pessoa for um personagem ou uma criatura do seu universo, tudo é possível de acordo com a sua vontade.

Por que você não pode criar um orc que, ao perder a paciência e abraçar sua ira, começa a exalar sangue pelos poros e um par de machados de guerra aparecem em suas mãos junto com uma aura ameaçadora? O mesmo vale para uma elfa que caminha com roupas simples, mas, por causa de seu pacto, ela é capaz de invocar o poder de um ser tão antigo quanto a própria existência para eliminar as ameaças que colocam-na em perigo. Isso me parece um bom começo de um evento épico, mas toda lenda precisa de um limite a ser ultrapassado.

Extrapole algum limite

Imagine um devoto de um patrono de luz. Este devoto era capaz de curar e salvar vidas em meio a grandes conflitos com muita agilidade e precisão. No entanto, uma investida brutal atacou seu destacamento e ele foi o único a permanecer consciente após o ataque e tudo o que lhe restava era a própria fé. Então ele se entregou ao poder de seu patrono e se transformou em um avatar de luz que começou a curar e reviver todos aqueles que pereceram. Isso mudou o rumo do conflito contra os inimigos que ousaram pensar que seria uma vitória fácil.

Interessante, não é mesmo? Quantos personagens que devotam suas vidas a esta divindade não fariam o impossível para manifestar tamanho poder? Em uma história de fantasia você pode deixar pistas para os jogadores de como alcançar níveis de poder que o jogo não permitiria por meios comuns, mas que a sua criatividade foi capaz de pensar para o seu mundo. Lendas tem um começo e um meio, mas o fim é incerto.

Histórias com final aberto

E o herói nunca mais foi visto…”,“Ninguém jamais soube o paradeiro do artefato…”, “Desde então, aventureiros de toda parte buscam os fragmentos deste conhecimento perdido…”. O fim de uma lenda pode ser o início de uma nova jornada. Clichê? Sim, mas clichês existem porque eles funcionam com uma única ressalva: você precisa saber quando e como aplicá-los em uma narrativa.

Um exemplo claro de como isso é aplicado em uma história é o anime One Piece da Shonen Jump. A história começa com a promessa de um tesouro escondido que, se encontrado, fará com que o felizardo torne-se o Rei dos Piratas. Assim, todos os aventureiros rumam para os oceanos em busca do tesouro chamado One Piece. Ninguém sabe qual é a localização nem mesmo o que é o tal tesouro, mas a promessa de poder e riquezas é mais do que o suficiente para alimentar a curiosidade de muitas pessoas que podem sumir sem motivo aparente.

Herói desaparecido

Figuras misteriosas sempre são um ponto de partida para resoluções de problemas que estão além da capacidade de um grupo de aventureiros. Já considerou a possibilidade de um grupo de pessoas sair em busca de sobreviventes de um outro grupo que foi enviado para a mesma missão? Isso acontece muito em filmes de guerra, mas em um cenário de fantasia, o sobrevivente pode ser uma criatura lendária que mantém seus poderes ocultos a fim de não colocar a própria vida nem as vidas de outras pessoas em perigo.

Nem todo herói some porque foi capturado ou por desertar em meio a um conflito. Muitas vezes ele pode estar com medo de ficar perto das pessoas que vivem ao seu redor por não saber como controlar seus poderes ou porque não consegue resolver questões internas. De uma maneira ou de outra, este herói pode guiar novos campeões para que deem seguimento ao seu legado apenas por causa de suas convicções mas, para tal realização, os campeões precisam estar bem equipados.

Tesouros e artefatos

Seja uma busca em ruínas, procura por sobreviventes ou uma bênção divina, personagens heroicos precisam de equipamentos a altura para que possam lutar pelas causas que eles abraçam. Alguns podem ir em busca de artefatos para aumentar o próprio poder, outros podem buscar itens que auxiliem todo o grupo enquanto que haverão aqueles que lutarão pelo dinheiro para que não precisem se preocupar com nada pelo resto da vida.

Armas, armaduras, invenções, magias, rituais, moedas. Qualquer coisa pode ser algo totalmente épico nas mãos de um personagem. Algum item consideravelmente comum pode ser o guia para a resposta que um mago tanto procura assim como algo sagrado para um acólito pode apresentar quais são as verdadeiras intenções do seu deus. Toda busca é recompensada com algo de grande valor. Seja material ou não, o valor do que foi encontrado deve ser tão alto que tanto jogador, quanto o personagem jamais serão capazes de mensurar.

Um evento épico em sua natureza não precisa ser um combate contra criaturas lendárias ou a descoberta de uma nova realidade de um mesmo mundo. Ainda assim, você pode colocar isso como o objetivo final de uma história que você esteja desenvolvendo sozinho, com seu grupo de jogadores ou para algo que você queira colocar no mundo para que as pessoas leiam e se divirtam. O principal objetivo de um grande evento é causar grandes emoções e no fim mostrar algo que impacte o seu mundo e os mundos daqueles que investiram tempo e dedicação para explorar todo um universo ao seu lado por meio das suas palavras, histórias, personagens e rabiscos inspiradores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: