5 Dicas para dar mais personalidade aos seus NPC’s

Em um mundo de RPG, as pessoas vivem suas vidas e possuem objetivos pessoais. Isso torna o cenário cada vez mais vivo e a vida acontece para todos eles assim como para os protagonistas da história. Quando um jogador interage com outro personagem, ainda que por pouco tempo, se ele tiver uma boa interação, é possível que o personagem se lembre do jogador ou que o personagem se torne uma das criaturas favoritas dos jogadores.

Se seus jogadores gostam ou desgostam de um personagem, você conseguiu causar uma reação neles. O principal objetivo é fazer com que eles sempre reconheçam um personagem por meio dos trejeitos que você apresenta para que eles saibam quem é antes que você o introduza. Eu listei algumas coisas que eu utilizo nas minhas mesas de RPG para te ajudar a dar mais personalidade aos seus personagens. Então, sem mais delongas, vamos nessa que vai ser bom à beça.

Não tenha medo de criar vozes

Não existe nada melhor do que fazer vozes diferentes para personagens. Algumas pessoas acham isso estranho, mas você como jogador de RPG pode fazer isso para que seus personagens sejam diferentes uns dos outros e para que os jogadores saibam quem está falando com eles. Acho que dentre todos os exemplos do mundo, o mais simples é Pokémon.

Quem já assistiu Pokémon sabe reconhecer cada um dos monstrinhos apenas pelo som que fazem e porque a maioria deles fala o próprio nome. Sempre que um deles ataca ou interage com o seu treinador, ele demonstra sua personalidade e seu jeito de ser. Mudar a voz, o tom e a postura enquanto interpreta um personagem pode ajudar os jogadores a se comportar diante do personagem.

Crie trejeitos e vícios de linguagem

Todas as pessoas do mundo, ou, pelo menos, grande parte delas, possuem algum vício de linguagem ou falam alguma coisa com muita frequência. Isso é algo bastante comum e que pode ser aproveitado em um personagem de RPG. Algumas pessoas também possuem trejeitos enquanto se expressam como falar mexendo muito as mãos, balançando a cabeça ou qualquer coisa do tipo. Por que não juntar as duas coisas em uma única criatura?

Seja você um jogador ou um narrador e deseja deixar seu personagem ainda mais peculiar, é totalmente recomendável que você coloque trejeitos nele que mostram mais de quem ele realmente é. O personagem pode ser evasivo quando alguém o pressiona assim como pode ser direto e frio em suas respostas. São coisas que só você pode decidir e rabiscar para aquilo que você quer para o seu personagem.

Faça com que eles ajam e reajam

Todo personagem possui uma motivação e algo pelo qual luta. Isso, sem dúvidas, é algo que merece a atenção porque personagens estáticos não geram emoções relevantes o suficiente para chamar a atenção dos jogadores. Imagino que você esteja pensando qual é a diferença entre um personagem estático para um personagem dinâmico na minha concepção. Vamos aos exemplos.

Suponhamos que um personagem está caminhando na rua, tropeça no próprio pé, cai no chão, levanta e continua caminhando. Isso é uma coisa normal e não há reação alguma nisso por ser comum no dia a dia. Vamos imaginar agora que este mesmo personagem está caminhando, tropeça no próprio pé e se assusta com isso, faz uma cara de dor antes mesmo de cair no chão, começa a xingar enquanto se levanta e segue seu caminho estressado porque se acha um grande desastrado. Ações geram reações e isso pode ser muito bem aproveitado.

Liste características importantes

Personagens, por mais simples que sejam, precisam ser bem organizados para que você saiba quando e como usá-los. Um personagem comum que não tem um papel fundamental na história não precisa de nada além de um nome e uma ocupação, mas outros tipos de personagens precisam de um pouco mais de carinho para serem construídos.

Um personagem mais recorrente na história precisa de apenas cinco coisas: nome para que os jogadores possam interagir com ele novamente, ocupação que é a forma como o personagem ganha dinheiro, uma qualidade que faz com que o personagem seja interessante, um defeito que pode ser relacionado a conduta ou aparência do personagem e qual objetivo que ele deseja alcançar.

Personagens mais complexos como vilões precisam de uma história e uma motivação e há diversas inspirações assim na cultura pop como Thanos, Loki e até o Coringa da Trilogia do Batman de Christopher Nolan.

Descreva reações emotivas

Emoções causam reações físicas nas pessoas. Sejam em expressões faciais, respostas com mudança no tom de voz ou até mesmo uma mudança física de postura, as pessoas reagem de maneiras distintas a uma mesma situação. Nem todo mundo estoura de raiva ainda que a sinta da mesma forma que nem todo choro é um sinal de tristeza ou de dor. O exemplo do personagem que tropeça e cai é uma maneira de encarar as coisas, mas existem outras abordagens.

Vamos imaginar um grupo de aventureiros que se ofereceu para trabalhar para um dragão jovem que está em busca de riquezas para o seu covil e faz a melhor proposta que consegue. O grupo pode negar a oferta e, como um bom jovem, o dragão pode fazer birra, pode ficar revoltado ou pode simplesmente surtar e atacar o grupo porque foi rejeitado. A reação emocional de um personagem revela muito sobre ele e parte de sua verdadeira história de vida.

Quando você estiver desenvolvendo um personagem para algum personagem, seja como jogador ou como narrador, você não apenas pode, mas deve fazer com que cada uma das atitudes possam ser humanizadas de modo que gere empatia em algum nível. Se inspire em pessoas que estão ao seu redor ou nos seus personagens favoritos para desenvolver coisas que são únicas para o seu mundo com traços que te marcaram positiva e negativamente. Seus personagens podem ser simples ou complexos de acordo com a sua história, mas todos eles precisam receber o mesmo carinho porque cada um faz parte do seu universo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: