5 dicas para criar regiões para cenários RPG

O mundo é um lugar enorme e todos nós compartilhamos os recursos que a natureza nos dá. Isso é algo que algum personagem apaixonado pela Terra diria e também é uma verdade. No entanto, cada região do mundo possui diversos países que, por sua vez, possuem costumes que os identificam seu povo como nação. Levando isso em consideração, por que não implementar isso no universo de RPG.

Eu já publiquei textos sobre criação de personagem e de cidades, mas agora vou aprofundar um pouco a criação de regiões de um mundo. Costumes, cultura e coisas que estão relacionadas a realidade de um povo. Então, sem mais delongas, vamos nessa que vai ser bom à beça.

Busque referências no mundo real

O nosso planetinha azul e redondo possui dezenas de nações para que você se inspire na hora de criar uma região de seu universo assim como há inúmeras formas de governo para aplicar em seu cenário de RPG. Seu mundo pode ser um grande deserto no qual os povos disputam por territórios por recursos de sobrevivência ou apenas cidades que possuem suas lideranças baseadas na lei do mais forte.

O Império Romano, as cidades-estado gregas, as lendas britânicas, a cultura egípcia, as incursões nórdicas, as guerras do oriente. Há muito da nossa história que pode ser fantasiado em um cenário de RPG e aí entra algo importante: use a realidade para moldar a sua ficção. Isso, certamente, vai deixar o seu universo mais rico e fará com que seus personagens se tornem reais em suas histórias.

Descreva as criaturas que vivem na região

Uma vez que você tem sua base de referências, você precisa listar o tipo de criaturas que vivem na região em questão. Como exemplo, vamos pensar em uma região na qual há uma vasta floresta tropical com muitos rios e uma grande densidade de vida selvagem. Parando para pensar em um ambiente assim, podemos usar como referência a Floresta Amazônica e começar a rabiscar no que encontraremos lá.

Serpentes, aracnídeos, uma grande variedade de peixes, alguns felinos como onças-pintadas além de pássaros como araras e tucanos. O ambiente é quente e úmido em uma floresta assim, o que faz como que chova bastante e que a quantidade de moscas na região seja alta em determinadas épocas do ano. Sobreviver em um ambiente como este pode não ser tão simples quanto aparenta ser porque a vida selvagem não é o único perigo do local.

Determine os povos da região

Em uma região de mata em cenários de fantasia, é bastante comum que existam círculos druídicos, conclaves de caçadores, tribos bárbaras e civilizações tão antigas quanto o próprio mundo. É comum que humanos convivam com seres feéricos como elfos, fadas e sátiros em locais assim, da mesma maneira que precisam lidar com dríades, nagas, orcs, trolls, gigantes e alguns tipos de dragões. Claro, são apenas sugestões para te ajudar a desenvolver o seu mundo, mas como organizar isso tudo em uma mata fechada?

Druidas e caçadores podem fazer parte de um mesmo vilarejo independente da raça a qual eles pertençam. As tribos bárbaras podem se organizar em grupos que possuem algum nível de aliança e rivalidade. Os feéricos e os humanos possuem uma convivência pacífica e compartilha recursos e conhecimento, enquanto que as nagas, os orcs, os trolls, gigantes e dragões possuem seus territórios muito bem definidos e fazem qualquer coisa para impedir que alguém tire o que consideram ser deles por direito de conquista. Me pergunto o que as pessoas pensam neste lugar.

Senso comum da população local

Toda sociedade possui um senso comum. Coisas que consideram certas e outras que são consideradas erradas com a velha conversa sobre moral e ética, duas coisas que mudam de um lugar para outro. Sendo assim, neste ambiente deverão existir regras para que as pessoas convivam em harmonia e isso define muito sobre a moral e a tendência dos personagens que nasceram nesta região. Em um ambiente selvagem, é comum que as leis da natureza mais primitivas se tornem comuns.

Ainda sobre este ambiente, os mais fortes sempre levam vantagem, portanto se alguém for derrotado em combate, o vencedor poderá fazer o que quiser com aquele que perdeu a luta. Territórios devem ser devidamente respeitados e qualquer inimigo ou membro banido de uma tribo ou vilarejo deverá se manter em exílio. Por último, para assumir um posto dentro da tribo, existem ritos de passagem e, aqueles que não passarem pelos ritos, não poderão exercer funções na comunidade.

Uma vez definido o senso comum, será necessário definir toda a questão cultural, religiosa, militar, governamental e educacional. Nunca se sabe o que se passa na mente de um jogador ou narrador criativo, então quanto mais informação, melhor. Só não precisa exagerar muito. Um passo de cada vez.

Quais são os costumes da região?

Eu não sei você, mas eu imagino que em um ambiente de floresta tropical, seria comum levar comida ou algo que possa alimentar um povo para demonstrar respeito assim como entregar um criminoso para uma tribo a fim de ganhar algum nível de reputação. Cultos de adoração a elementos da natureza pode ser uma maneira interessante de definir a religião também e, por causa disso, o líder de um vilarejo pode ser um sacerdote ou um guerreiro consagrado pelo líder religioso por meio de um rito de passagem.

Ainda assim, cada tribo pode ter seus costumes internos e isso faz deles mais ou menos temidos. Haveria alguma tribo canibal? Existe algum local no qual as pessoas só falam quando necessário? Infinitas possibilidades que você pode rabiscar para o seu mundo.

Se tratando da cultura e da realidade de um povo, eu acredito que a melhor coisa a se fazer é respeitar aquilo que eles acreditam. Há uma razão pela qual as crenças, lendas e festividades acontecem e colocar um reflexo disso em seu mundo é importante para que, indiretamente, seus jogadores ou narradores pensem sobre como o mundo pode ser amplamente rico em cultura além de riquezas e grandes mistérios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: