A Arte da Diplomacia

A melhor forma de resolver qualquer tipo de conflito é tendo uma conversa franca para compreender ambas as partes. O mundo é um lugar caótico e os tempos nos quais vivemos acabam deixando muitos nervos a flor da pele, mas isso não é motivo para que isso resulte em agressões de qualquer natureza. Isso que estou dizendo é parte do que aprendi não apenas com os meus pais, mas também com professores que tive durante a vida. Então a pergunta que eu lhe faço é simples: você sabe praticar a arte da diplomacia?

Saber conversar, ainda que você não seja uma pessoa extremamente sociável, é importante para que as pessoas compreendam o que você está sentindo e pensando sobre algo, alguém ou alguma coisa. Esta forma de expressão permite que você coloque para fora coisas que estão guardadas dentro de si mesmo e quanto mais sincero você for em suas palavras, melhor você será compreendido pelo outro lado. No entanto, é bom que saiba que sinceridade sem empatia é o cúmulo da babaquice.

Saber como falar e o que falar é importante tanto para que você se expresse quanto para que consiga deixar as pessoas mais confortáveis ou intimidadas com o que você está dizendo. É importante que todo mundo saiba se impor por meio de palavras sem o uso de qualquer tipo de violência. Por este motivo eu acredito que saber como falar com as pessoas de maneira respeitosa é a base para ser amado e respeitado por elas.

Quantas pessoas neste mundo são completamente intensas e sabem o que falar e quando falar para conseguirem o que querem? Você, assim como eu, já deve ter conhecido pessoas que possuem uma presença impactante ao ponto de conversar e conseguir o que quiserem de qualquer um. Pessoas assim possuem um carisma invejável na minha opinião, mas não se pode ter tudo na vida. Algo que não me sai da cabeça é que pessoas que sabem como acalmar também possuem o poder de aterrorizar e traumatizar. Uma língua afiada pode ferir mais profundamente do que qualquer lâmina.

Quem já esteve diante de uma pessoa carismática sabe que esta pessoa não precisa de nada além um mero olhar para demonstrar suas intenções. Alguém que conhece o poder que possui com as palavras sabe que negociar com as pessoas é uma arma poderosa para conseguir favores, vantagens e regalias que lhe garantem muito mais do que poderia conquistar sozinha. Seguidores, patrocínios e apoio de pessoas que, provavelmente, reconhecem a influência que suas palavras são capazes de gerar. Ainda assim, há perigos quando o ego afeta o carisma.

No momento que uma pessoa ganha visibilidade, manter a cabeça no lugar nem sempre é uma tarefa simples. Do dia para a noite, quantas pessoas não se tornaram famosas, ainda que temporariamente, por causa de algo que fizeram e publicaram na internet? Para manter tudo isso por mais tempo, foi necessário que elas soubessem se comunicar e saber negociar o valor do peso de suas palavras.

Eu mencionei algo sobre o ego de um bom diplomata. Pode soar estranho, mas já tivemos muitos exemplos no mundo de pessoas que usaram o carisma para criar massa de manobra, instaurar o caos em meio a população de uma região ou declarar conflitos armados em defesa de ideais utópicos. Pessoas que sabem como negociar possuem a sua disposição o maior recurso que alguém poderia saber: um grupo de pessoas motivadas para seguir o que ela disser sem questionar porque elas acreditam que isso é o melhor a ser feito em nome daquele ser que as lidera com palavras incentivadoras.

Ditadores, governantes, tiranos e muitos empresários do mundo usam de diplomacia para fins escusos como informações privilegiadas, manipulação da mídia ao próprio favor ou qualquer outra forma de controle. O carisma é capaz de atrair pessoas e influenciá-las a fazer coisas motivadas por sua liderança sem medo das possíveis consequências. Até que ponto realmente vale a pena usar algo tão bom para fazer o mau para pessoas que acreditam e confiam no que você fala?

Seja dentro ou fora de conflitos, em situações de influência positiva, manipulação de uma massa de manobra ou durante o firmamento de acordos, a capacidade de conversar e persuadir as pessoas para fazerem aquilo que aquele que comunica suas intenções com segurança e convicção pode inspirar pequenos grupos ou causar enormes mudanças históricas apenas por utilizar a habilidade que permitiu que nos tornássemos o que somos hoje em dia: uma sociedade que, apesar dos pesares, funciona em algum nível ainda que não seja perfeita.

Como eu questionei sobre a arte da diplomacia no começo, acho que é válido que eu responda o que eu acredito que seja segundo o meu ponto de vista. Sim, eu tento ser a pessoa mais diplomática possível e resolver todos os problemas que eu encaro durante o dia com uma conversa franca da forma mais direta, sincera em empática possível. Raramente eu fico em posição de precisar intimidar alguém e costumo manter sempre um tom de voz tranquilo exceto quando algo abala o meu equilíbrio e me obriga a ser mais incisivo em minhas atitudes.

Mesmo que eu mantenha uma diplomacia no meu dia a dia e tenha o hábito de resolver meus problemas conversando, eu não tenho dúvidas que este carisma introspectivo que eu possuo pode ser algo que me ajude a voar mais alto com a ajuda das pessoas que apoiam meu trabalho e que estão ao meu lado na vida. Ser amado e respeitado pelas pessoas é um claro sinal que elas entendem qual é o papel no mundo e na vida delas como um bom amigo, um exemplo para os seus familiares e alguém leal aquilo que sente por seu parceiro ou sua parceira de vida.

Use sua capacidade de conversar para mostrar como essas pessoas são importantes para você. Saber quando atrair e quando impor limites é importante para que ninguém ouse abusar de sua boa vontade. Saiba quando falar e quando manter o silêncio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: