Controle

Aquela sensação de querer controlar tudo ao seu redor pode ser algo nocivo não apenas para você, mas também para cada pessoa que convive contigo. Isso não é um questionamento filosófico ou qualquer coisa do gênero porque isso é um fato que provou ser verídico com o passar do tempo por meio de diversos exemplos durante a história da humanidade. Eu não vou te dar uma aula de história, mas quero que você saiba que você não precisa ter tudo sob o seu controle porque você nunca terá o controle de nada.

Isso pode parecer estranho ou você pode considerar que eu esteja falando besteira, mas você nunca vai ter o controle absoluto das coisas que acontecem na sua vida. Imprevistos acontecem, planos mudam, pessoas vem e vão e não há nada que você possa fazer que não seja aceitar a realidade. Sempre que você se revolta com algo que não está ao seu alcance para mudar é possível que você tenha ainda mais problemas dentro de si.

A ânsia pelo controle das coisas pode causar problemas como ansiedade e depressão que são doenças mentais que merecem atenção independente do que foi o gatilho para sua origem. Quando eu digo que tentar controlar tudo pode ser um problema, essas duas coisas são exemplos do que pode acontecer contigo quando você menos espera. No entanto, as pessoas que estão ao seu redor também vão sentir o impacto das suas ações seja de uma maneira positiva ou negativa.

No mundo já existiram muitos ditadores e tiranos que tiraram de seu povo a liberdade e o direito de escolha por motivos diversos. Alguns tinham ideias supremacistas, outros simplesmente abusavam de sua autoridade. É claro que no dia a dia nós não lidamos com tiranos que tem o poder para fazer o que bem entenderem, mas eu aposto que você já conviveu com alguém que tentou te manipular de alguma maneira, mas se você for a pessoa manipuladora, acho que você não vai gostar do que eu tenho a dizer.

Quando você manipula alguém para conseguir alguma coisa, as chances de ninguém gostar de você de verdade é muito grande. Você pode achar que ninguém nunca vai perceber que você está tentando controlar as coisas para tirar alguma vantagem, mas alguém vai perceber, vai agir contra você, você vai ficar frustrado por não conseguir controlar essa pessoa que vai expôr seu jeito sujo de agir e, por fim, vai desmascarar todas as porcarias que você vez com as pessoas que estão a sua volta.

Sair do domínio de uma pessoa manipuladora não é uma coisa simples quando se está dentro da situação, mas não é impossível de quebrar o ciclo. A realidade é mais simples do que aparenta ser e tudo o que você precisa fazer para sair dessa tempestade é dizer não. Uma vez que você consegue resistir com sucesso a manipulação de uma pessoa, ninguém jamais será capaz de fazer algo assim com você novamente.

Trazendo esse assunto para o dia a dia, nós jamais teremos o controle das coisas que estão acontecendo ao nosso redor por mais que tenhamos empatia por cada uma delas. Não podemos controlar a vontade de outras pessoas, não podemos evitar que alguém cometa algum erro, não podemos fazer com que uma pessoa mude de ideia ainda que apresentemos fatos consolidados sobre algo que foi estudado por especialistas. Cada pessoa é livre para fazer o que bem entender, mas é preciso estar pronto para lidar com as consequências.

É bastante comum que as pessoas tenham suas verdades enraizadas e que defendam tais coisas com unhas e dentes porque é o que elas acreditam que as definem como indivíduos. Eu acho bem idiota defender algo cegamente e não estar aberto a mudanças porque qualquer coisa que é seguida sem poder ser questionada é uma forma de autoritarismo que não vai levar ninguém a lugar algum. Não se permita viver uma vida sem questionar aqueles que estão em uma posição de poder. O mundo é um lugar enorme e a sua liberdade de escolha e de pensamento deve ser sempre exercitada com bastante senso crítico.

Uma vez que as pessoas compreenderem que sempre haverão coisas que não poderão ser controladas, mas deverão ser aceitas, eu creio que isso será a base para uma mudança exponencial. É algo que estamos vendo nos últimos anos porque as pessoas passaram a questionar porque as coisas são como são e agora lutam para tentar mudá-las. Tudo o que buscam é a simples aceitação.

No momento que você aceita que o mundo é um lugar caótico, que as coisas nunca estarão sob o seu controle o tempo todo e que nada pode ser previsto com certeza, a vida vai se tornar mais leve para você. Não tenho dúvidas de que em algum momento da história da humanidade aquilo que hoje em dia consideramos uma utopia vai se tornar realidade. Décadas atrás pessoas pretas e brancas não frequentavam os mesmos ambientes e agora isso é uma realidade. Seja isso tolice minha ou não, eu acredito em um futuro melhor e creio que sempre vou lutar para que isso se torne uma realidade.

A ilusão de que estamos no controle das coisas é algo que me faz questionar o porque queremos tanto dominar tudo ao nosso redor em vez de aceitar as coisas do mundo e as pessoas como elas são. É claro que certas coisas como recursos devem ser bem administrados, mas, se tratando de seres humanos, nós jamais devemos cometer os mesmos erros do nosso passado. A história do mundo já nos mostrou muito do que não deve ser feito e isso é o que nos faz continuar caminhando rumo a um futuro melhor.

Se em algum momento as coisas saírem do eixo e você se sentir frustrado por qualquer motivo, não se sinta culpado porque a vida acontece e nós precisamos aceitar isso. A principal questão em meio a tantas coisas é você sempre vai poder tentar novamente até que tudo dê certo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: