Rabiscos do Destino

Todos nós temos histórias para contar. Sejam boas ou ruins, histórias são histórias e devem ser contadas para as pessoas sem qualquer tipo de medo, vergonha ou receio. É claro que nem todo mundo vai lidar bem com todas as histórias da vida de outra pessoa seja por falta de maturidade ou por falta de aceitação. Entretanto, o que eu gostaria que você se questionasse é algo que talvez você já tenha se questionado em algum momento: como é que você lida com a sua história?

Cada pessoa no mundo, seja ela uma criança ou um idoso, tem um passado com o qual precisa lidar todos os dias porque o presente nada mais é do que um reflexo das escolhas tomadas anteriormente de maneira consciente ou não. Se tratando do passado, ele é algo que não se pode alterar ainda que muitos desejem que fosse algo possível por conta de fatores diversos. Alguns escolheriam não ter os traumas que tem enquanto que outros mudariam algumas escolhas. O que o seu eu do passado fez de tão errado para você culpá-lo pelo seu presente?

Eu creio que quando tomamos alguma decisão em algum momento da vida, nós o fazemos por um motivo que, para o contexto no qual estamos inseridos, faz total sentido. Escolhas, renúncias e consequências são coisas que acompanham a vida de qualquer criatura que habita este mundo no qual vivemos. O que torna as coisas interessantes é o simples fato de que podemos mudar de ideia sobre tudo.

Posso afirmar com toda convicção que você não enxerga o mundo da mesma forma que enxergava no ano passado. Você não é mais a mesma pessoa de cinco anos atrás assim como não será mais quem você é daqui a cinco anos. No dia a dia não paramos para pensar sobre tais detalhes porque parece banal, mas o fato é que estamos em constante mudança. Tudo o que está ao nosso redor se transforma e o que realmente vai restar no final das contas é a nossa essência, aquilo que nem todo mundo vai compreender e que poucos verdadeiramente enxergarão.

Quando você para e observa quem você se tornou com o passar do tempo, não é perceptível que certas coisas nunca mudaram dentro de você? Reflita um pouco sobre isso: desde que você nasceu até o momento desta leitura, muitas coisas devem ter acontecido contigo e em muitas dessas coisas as suas reações foram quase sempre as mesmas ainda que em contextos diferentes. O que eu estou tentando dizer é que na história da sua vida, seja no passado, no presente ou no futuro, certas coisas sobre quem você é precisam apenas serem aceitas ainda que pareça impossível.

Aceitação é algo que, assim como o seu cerne, vem de dentro de você. É algo que vale a pena ser praticado tanto para que você entenda a pessoa que você é de modo que torne-se quem você acredita estar destinado a ser quanto para que você tenha uma boa convivência com as pessoas que convivem e conviverão contigo. O mundo está cheio de pessoas que não sabem aceitar diferenças e a cada geração, em vez de diminuir o número destas pessoas, a quantidade parece aumentar. É inacreditável, mas por que é tão complicado para algumas pessoas aceitarem que são ignorantes em relação a alguma coisa e aprender algo novo com quem está disposto a abrir a mente dela? Esta é uma coisa que eu não entendo e que eu aprendi a aceitar: nem todo mundo tem sede de conhecimento.

Saber como as coisas aconteceram no passado, seja no seu ou na história da humanidade, nos faz ter em mente quais coisas podem ser repetidas e quais devem ser evitadas para que demônios e fantasmas não nos atormentem no dia a dia. Nós sabemos o que fizemos e é comum que nos arrependamos de alguns eventos dos quais participamos, mas não devemos, de forma alguma, nos prendermos a isso. O passado, a nossa história que nos trouxe até o presente, deve servir apenas como uma base de experiências para sabermos o que queremos o que não queremos para o nosso presente de modo que no futuro os mesmos erros não sejam cometidos.

Eu não sei exatamente se você está ou não passando por uma fase difícil na sua vida, mas eu creio que você já superou desafios que hoje em dia se tornaram completamente banais. São coisas que você resolve ou simplesmente ignora poque não valem o seu tempo. O seu passado lhe trouxe experiências com as quais você precisa lidar atualmente e não tem problema algum caso seja demais para você. O mundo está cheio de pessoas que podem te estender a mão para te ajudar e eu, Bruno, sou uma delas. Quanto mais próximo você e eu estivermos próximos, mais a nossa comunidade vai se unir. Não se acanhe de me chamar para conversar em qualquer rede social.

O passado de uma pessoa nunca vai definir quem ela será pelo resto da vida. Como eu já disse, as coisas, as pessoas e o universo estão sempre em constante mudança e nós sobrevivemos porque sabemos nos adaptar a qualquer adversidade que é colocada em nosso caminho. Você chegou até aqui porque você soube lidar com cada um dos obstáculos que a vida colocou diante de você e superou cada um deles. Não se esqueça que pode ser difícil, mas juntos a gente passa por isso. Então vamos nessa que vai ser bom à beça.

Se em algum momento o seu passado ou alguma escolha que você fez confrontar a pessoa que você é hoje em dia, eu não tenho dúvidas de quem você vai saber lidar com cada afronta que aparecer. Você já passou por muita coisa, já sentiu o peso do mundo nas costas e agora pode carregá-lo sem problema algum com apenas um dedo. Você rascunhou cada detalhe do seu mundo e ainda há muito para ser rabiscado porque no seu universo você pode ser quem você quiser ser.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑