5 Dicas para desenvolver personagens épicos

Uma aventura heroica de RPG dá liberdade para que os jogadores desenvolvam todo o potencial de seus personagens. Alguns jogadores vão querer causar mais dano para aniquilar hordas de inimigos sem qualquer esforço, outros buscarão conhecimento sobre o universo no qual os personagens existem. Seja qual for o caminho escolhido, as lendas do passado poderão fazer parte da jornada dos heróis do presente.

Desenvolver personagens de jogadores é algo divertido e que enriquece ainda mais toda a história de um universo fictício. Pensando nisso, eu listei cinco dicas para desenvolver personagens épicos para elevar ainda mais o nível de poder de suas mesas de RPG. Então, sem mais delongas, vamos nessa que vai ser bom à beça!

Alinhe as expectativas de cada jogador

Todo começo de campanha ou de encerramento de arco, é importante saber o que os jogadores querem fazer e qual caminho eles pretendem seguir. É comum que cada um tenha seus objetivos pessoais e que sejam desenvolvidos durante a história. Ter em mente como os jogadores pretendem desenvolver seus personagens vai te ajudar a pensar em jornadas exclusivas para cada um.

Um bárbaro pode buscar vingança ou vagar solitário em busca de uma morte honrosa. Guerreiros e Paladinos podem lutar para proteger o mundo de um mal maior ou apenas seguir as ordens de seus superiores pelo bem do povo. Talvez o Ladino deseje se tornar o maior de todos os ladrões assim como o Bruxo procura uma maneira de enganar seu patrono. Magos podem tentar descobrir o que torna o mundo tão mágico assim como Feiticeiros podem tentar encontrar sua verdadeira origem. Por mais genérico que seja, é importante que você tenha um conhecimento básico sobre as mecânicas das classes.

Entenda a classe que o jogador escolheu para o personagem

Você como narrador precisa saber qual é a mecânica básica de cada um dos personagens que seus jogadores estão controlando. É óbvio que você não precisa saber exatamente cada detalhe logo no começo, mas revisar as fichas dos jogadores e compreender como cada um está desenvolvendo seu personagem é importante para o andamento de suas aventuras.

Uma vez compreendidas as mecânicas que os jogadores vão utilizar, você pode dar o seu toque especial em cada uma delas para que o personagem se torne algo único e inesquecível tanto no cenário quanto nas aventuras. Como exemplo eu vou citar algo que eu fiz para um mago que usava seus conhecimentos de uma forma peculiar.

O narrador me pediu para apresentar o conceito do meu personagem. Ele era filho de um Tiefling Cavaleiro Arcano e de uma Humana Maga. O único traço que herdou do pai foi a coloração avermelhada que aparece em seus olhos quando está no escuro. Ele usava suas habilidades de abjuração para se manter vivo em missões nas quais atuava como mercenário e seu objetivo era ser o líder de uma guilda de conjuradores. Uma pena que a mesa não seguiu em frente, mas sabendo que meu personagem teria uma moral duvidosa, o narrador planejou uma forma de desenvolver o personagem.

Apresente as lendas de seu cenário de RPG

Sabendo quais são as expectativas dos jogadores, tendo ciência das mecânicas e do conceito dos personagens, você estará devidamente preparado para apresentar os mitos, as lendas e as histórias do passado do seu cenário durante as aventuras. Por mais novo ou pequeno que seja o seu mundo de RPG, pense em algumas coisas que podem instigar a curiosidade dos jogadores. Não precisa ser nada inovador se você usar um clichê no contexto certo.

Uma espada mágica, um grimório de um místico mago do passado, a bênção de uma divindade esquecida pelo tempo, novas técnicas de forja, talvez até mesmo uma maneira de criar dimensões de bolso ou locais nos quais a dilatação temporal é diferente. Todos esses exemplos já foram utilizados de maneiras diferentes e você pode aproveitar essas coisas em seu universo do jeito que achar melhor.

Narre tentativas falhas de se tornar uma criatura lendária

Quando você citar que há itens lendários e que é possível conquistá-los, alguns jogadores vão querer saber sobre eles, sobre quem foram os antigos portadores, o que o item é capaz de fazer e qual é a possível localização do artefato. Você não precisa ter tudo planejado e pode desenvolver aos poucos cada uma dessas coisas.

É comum que muitos narradores matem personagens durante missões de busca de artefatos, mas eu acredito em um meio termo para situações assim. Dar um fim prematuro a um personagem curioso é algo cruel e existem formas mais interessantes de narrar fracassos. O personagem não pode mais tentar conquistar o artefato, ele perde as memórias sobre a existência do artefato. As possibilidades são infinitas e você pode usar sua criatividade para escrever do modo que mais agradar a você e aos seus jogadores.

Espalhe boatos sobre artefatos mágicos

Suas cidades possuem elementos que valem uma aventura épica? Todos os lugares de todos os mundos possuem segredos. Provavelmente um desses segredos pode ser a existência de um artefato ou de algo que permita criar itens poderosos com mais facilidade. É aqui que entra algo que pode tornar um personagem épico sem envolver altos níveis de poder: o personagem pode se apenas uma pessoa capaz de criar itens de poder incomensurável.

Muitos sistemas de RPG permitem personagens tenham proficiências com ferramentas e raramente os jogadores utilizam isso em uma campanha, mas você pode utilizar esses recursos para permitir que o jogador crie o seu próprio artefato. Alguns jogadores podem abusar desse tipo de coisa, então você como narrador pode criar o item junto com o jogador para manter o balanceamento de sua mesa de modo que tudo continue divertido para todos.

Uma aventura épica vai além do poder que um personagem alcança. O conhecimento sobre o mundo, os combates, as alianças e intrigas do passado voltando para assombrar o personagem torna uma aventura divertida. Uma aventura épica é aquela que fará com que seus jogadores se lembrem dela anos após do encerramento da campanha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑