Cenário de RPG – Dicas para organizar eventos importantes

É normal que seu cenário de RPG mude durante as mesas que você narra. Afinal, é um mundo vivo e, assim como no nosso universo, tudo está em constante mudança. Ecossistemas, regimes, governos, pessoas, ideais, tecnologias. Todas essas coisas podem nos deixar perdidos depois de algum tempo contanto uma história. Isso já aconteceu contigo em algum momento?

Após um arco de aventura ou uma campanha completa, é preciso olhar tudo o que aconteceu e avaliar quais foram as mudanças mais relevantes no seu universo. O que houve com a vila que foi salva? Há alguma missão que não foi entregue? Como o povo comum reage ao grupo de aventureiros? Pensando nisso, eu listei dicas para organizar os eventos de seu cenário de RPG. Sem mais delongas, vamos nessa que vai ser bom à beça.

Converse com os seus jogadores

A melhor forma de guiar uma aventura é saber o que os jogadores pretendem fazer com seus personagens. Assim como você, narrador, os jogadores desejam desenvolver as histórias de seus heróis e isso pode ser definido em particular com cada um deles. Como o responsável pela história, você pode pensar em caminhos de acordo com o que o personagem já realizou e sugeri-los a cada jogador do grupo a fim de saber o que eles desejam.

Essas sugestões devem ser acordadas com cada um deles e alinhadas com os objetivos tanto da história do personagem quanto das mecânicas que o jogador quer que seu personagem seja capaz de executar. Manter um contato próximo com os jogadores fora da mesa, além de manter uma boa relação, podem render grandes amizades. E quem é que não gosta de fazer amigos, não é mesmo?

Confira suas anotações de mesa

Durante uma aventura de RPG, é normal que você tenha ideias durante a sessão. Alguma teoria que um jogador tenha pode ser anotada a utilizada em um futuro próximo ou você pode simplesmente ter uma ideia de última hora que pode expandir seu cenário ao passo que também desenvolve a história de um jogador.

Quando você compara o que anotou com aquilo que está na história dos personagens dos jogadores você pode criar mecânicas de jogo exclusivas para o personagem dependendo do caminho que ele seguir. Cada caminho pode conceder poderes ou artefatos para o personagem e cada escolha pode deixar brechas e ganchos que podem servir de inspiração para novas aventuras.

Avalie as consequências e pontas soltas

Seus jogadores esqueceram de entregar alguma missão? Deixaram de ler algum documento que coletaram durante a aventura? Talvez eles ofenderam um NPC que pode ser rancoroso e que colocou um grupo de pessoas atrás deles? Seja o que for, toda aventura de RPG pode deixar coisas mal resolvidas e elementos não explorados. Isso ocorre porque nem sempre o que você preparar será utilizado pelos jogadores, mas o que for utilizado modifica um pouco a história.

Junte tudo o que foi utilizado em mesa. Escolhas, diálogos, missões e, principalmente, a conversa fora de jogo. Durante uma mesa de RPG é extremamente comum haver pausas para comentar algum fato, discutir estratégias, ir ao banheiro ou fazer aquele famoso metagame. Quando uma decisão importante tiver que ser tomada, deixe que os jogadores conversem para avaliar as possibilidades antes de descrever o que ocorre e, a partir disso, você pode organizar tudo quando a sessão for encerrada.

Realoque e crie novos NPC’s

É bastante comum que um personagem de um jogador se apegue a um NPC que você criou por motivos diversos. Ele pode ser engraçado, prestativo, carismático ou simplesmente alguém que seja útil para eles. Personagens controlados pelo narrador podem ter opiniões próprias sobre os aventureiros e isso define muito a relação de cada um deles com os seres que vivem em seu universo.

Criar e matar NPC’s faz parte do ciclo de vida do seu cenário. É possível que muitos personagens sejam imortais, mas é importante dar novos ares ao seu mundo. Apresentar novas culturas e costumes por meio de personagens que os jogadores não controlam pode imergir ainda mais os jogadores e determinados eventos, consequências e caminhos podem revelar personagens que sabem como guiar o personagem ao objetivo que o jogador deseja. Quando o evento é grandioso, ele deve ser devidamente registrado.

Crie uma linha do tempo

Você conversou com os jogadores, checou suas anotações, avaliou as consequências das escolhas de cada um dos jogadores e definiu os destinos de cada um dos NPC’s. Com tudo isso já resolvido, uma das melhores formas de definir como as coisas estão caminhando é por meio de uma linha do tempo. Eventos canônicos e imutáveis do seu cenário podem se tornar histórias épicas de heróis lendários.

Definir o impacto das ações dos jogadores pode movê-los a explorar mais sobre o seu mundo. Isso é algo que vai te ajudar a revelar o passado para os seres do presente e definir o futuro dos personagens que virão após este evento. A cronologia do seu mundo, seja ele pequeno ou grande, é importante para que você defina os parâmetros das aventuras que podem acontecer em determinada época.

Ter um cenário de RPG bem estruturado exige trabalho, dedicação e muita leitura além da escrita. Você não precisa criar tudo o que acontece no seu mundo e saber o nome de todos os NPC’s que estão no universo porque sempre que um novo personagem de jogador aparece em sua mesa, seu cenário se expande e isso permite que você crie o seu mundo aos poucos. Toda fogueira começa com uma faísca e cresce com o passar do tempo, mas só se mantém acesa se continuar sendo alimentada.

O mundo que você rabisca com seus jogadores em mesas de RPG é de vocês. Todos podem fazer com que o cenário se desenvolva e isso é o que torna as coisas divertidas. O universo todo está apenas a uma rolagem de dados de vocês e, para que tudo faça sentido, manter uma linha do tempo e boas anotações é essencial para um mundo onde tudo pode acontecer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: