Qual é a luta do seu personagem?

Em uma mesa de RPG e em qualquer outra tipo de jogo, o personagem com o qual se joga é o protagonista. Ele tem uma história, um passado e uma motivação que o tirou do conforto de seu mundo para buscar algo que resolverá um problema de natureza pessoal ou coletiva. Seja qual for o seu personagem e a forma com ele encara a realidade do mundo, existe algo pelo qual ele ou ela está lutando e que pode unir pessoas para ajudá-lo ao passo que, no caminho, demônios serão criados.

Quando se trata de objetivos e motivações, é importante que seja algo palpável e que o personagem consiga alcançar durante a aventura que está sendo desenvolvida. Portanto, eu listei três perguntas que podem ajudar a desenvolver objetivos da jornada do seu herói em mesas de RPG. Então, sem mais delongas, vamos nessa que vai ser bom à beça!

Onde seu personagem está?

Essa pergunta é a que dá início ao desenvolvimento do personagem. Saber qual é o contexto no qual o personagem se encontra antes de dar início a uma aventura define muitas crenças e limitações que o personagem tem no começo de sua jornada. Aqui você define as coisas que o personagem acredita e como ele lida com o ambiente ao seu redor. Essas características norteiam onde o personagem pode chegar e o que ele defenderia a qualquer custo.

A vida do personagem antes de ingressar em uma aventura é algo importantíssimo para ter uma ideia de como o personagem é. Essas coisas que parecem pequenas são vitais para que outros jogadores entendam ou repudiem as ações que o personagem realizará durante a história. De uma forma ou de outra, compreender o ambiente, a mentalidade e a cultura do personagem deixa tudo muito mais interessante e torna o universo do seu RPG ainda mais rico.

Tendo respondido essa pergunta, fica mais fácil tanto para o jogador quando para o narrador entenderem como o personagem se comporta em determinada situação. O mundo no qual o personagem está inserido pode definir muito de sua personalidade, mas o problema inicial é o que define a resposta da próxima pergunta.

Qual caminho ele deseja seguir?

Seu personagem é uma pessoa que cresceu com valores e ensinamentos nobres ou é uma pessoa que viveu em uma realidade difícil? Seja qual for a origem dele, quando um problema surge e o afeta a nível pessoal, ele precisa definir a abordagem que deseja utilizar. Nem sempre será a melhor, mas é o que o personagem acredita ser certo.

É provável que esta seja a parte mais nítida e palpável do que o personagem realmente deseja alcançar. Isso pode ser a descoberta de uma informação importante, saciar uma sede de vingança contra alguém que causou o mal que tirou algo ou alguém importante para ele ou simplesmente lutar para encontrar um artefato mágico que pode mudar o destino de todos os mortais que vivem em seu universo.

Uma vez definido como o personagem vai agir, isso não significa que ele deve continuar neste caminho pela eternidade, mas definirá qual é o objetivo que ele deseja alcançar ao final de sua jornada. Logo que o objetivo pessoal é alcançado, chega a hora de decidir o que ele deseja fazer com tudo o que aprendeu e isso leva última pergunta.

O que ele fará ao final de sua jornada?

Finalmente, após lutas, conflitos, negociações e, talvez, alguns atos de moral duvidosa, seu personagem conseguiu alcançar seu tão sonhando objetivo. A vingança foi concluída, o item foi encontrado, seu povo foi salvo, o mal que assolava um pequeno vilarejo foi erradicado e a paz reina no mundo uma vez mais. É possível que alguma crença tenha mudado, algum companheiro de aventura tenha morrido e toda a experiência da aventura pode ser usada para qualquer coisa.

Ter uma noção mínima de como um personagem imagina sua vida no futuro é algo que pode ser interessante para encerrar um arco de personagem. Uma vez que o personagem conquistou o que ele queria e fez o que deveria fazer, um novo universo se abre. Ensinar aprendizes as coisas que dominou em sua jornada? Montar uma loja e vender os itens que acumulou durante suas aventuras? Continuar lutando a fim de manter a paz que foi conquistada por meio do sacrifício de boas pessoas que pagaram com suor e sangue? É um novo universo de possibilidades.

O final de uma aventura para um personagem é tão importante quanto o começo da jornada que o trouxe até aqui. Ter em mente como seria essa aposentadoria da ficha do seu personagem é algo que vai depender de como você quer que ele seja lembrado. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é necessário chegar o nível máximo para ter um final épico para o seu personagem.

Quando se trata de personagens em geral, eu acredito que é importante ele estar no mundo por algum motivo. Ele pode ser um simples fazendeiro que comercializa os frutos de seu trabalho no mercado para manter sua família ou um ser ancestral que possui conhecimentos que podem mudar como os mortais enxergam a magia. Independentemente de qual for a história e o papel de um personagem em determinado contexto, sempre existirá algo que o levou até aquele ponto e há coisas pelas quais ele ou ela dariam a sua vida.

A ficção e a vida real caminham lado a lado. Todas as coisas que lemos, ouvimos, consumimos, expressamos, pensamos e repudiamos estão interligadas a diversos fatores que tornam nossas decisões, ações e personalidades extremamente únicas. Se você, por algum motivo, está desenvolvendo um personagem, saiba que a muitas ações dele dependem de como ele foi instruído e da cultura na qual ele cresceu.

Jamais tenha medo de ousar em palavras e ações uma vez que a mente do seu personagem é única assim como suas experiências, habilidades e visão de mundo. A luta do seu personagem deve ser levada tão a sério assim como a sua luta diária.

Um comentário em “Qual é a luta do seu personagem?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: