O que é magia para você?

O mundo no qual vivemos é um lugar mágico. Isso pode parecer algo muito estranho considerando que não há magos, feiticeiros, bruxos ou criaturas fantásticas em nosso cotidiano, mas isso não torna as coisas menos divertidas. Algumas pessoas acreditam que a magia é apenas a ciência que ainda não compreendemos e outras pessoas não acreditam que magia seja algo real. Muitos consideram isso uma perversão ou depravação de algumas religiões que tratam magia como algo maligno. Então eu te pergunto, o que é magia?

Não é fácil definir algo que grande parte da população não é capaz de acreditar se a questão não afeta cada indivíduo pessoalmente. Fazendo com que as pessoas acreditem em algo que faça sentido para elas é possível fazer algo novo surgir. Muitas revoluções e mudanças na história da humanidade começaram com o desafio ao senso comum que mudou a forma das pessoas enxergarem uma mesma realidade e é então que a magia aconteceu: a realidade foi mudada de modo que jamais poderá voltar a ser o que foi um dia.

O mundo mudou quando o homem descobriu como fazer fogo e mudou novamente quando os primeiros registros escritos surgiram. Quando pensadores questionaram a vida, a verdade e o universo, o momento que provaram que a terra não é plana, a volta Cabo das Tormentas em busca de especiarias, expedições para colonizações, novos métodos de produção industrial e a descoberta do silício. Nosso planetinha azul é um lugar mágico porque estamos sempre explorando um universo desconhecido.

Olhando para o universo, ele é enorme e há muito que não sabemos sobre ele. Se considerarmos cada pessoa que vive na Terra um universo, há muito que não sabemos sobre quem julgamos conhecer e muito menos sabemos tudo sobre nós mesmos. Já se sentiu bem ao aprender algo diferente? Em algum momento ficou feliz ao conhecer pessoas novas? Experimentou pensar sobre algo por um ponto de vista diferente e aprendeu mais sobre si mesmo? Há muitas perguntas sobre isso e certamente existe algo mágico em situações para as quais não damos muito valor.

Eu nunca conheci uma pessoa que agradece ao conhecer uma pessoa nova assim como nunca vi uma pessoa agradecer alguém que a ajudou a aprender algo que a tornou alguém melhor. Existe muita gente que se sente bem ajudando outras pessoas e não há quem as ajude quando necessitam de auxílio. No entanto, a força dessas pessoas para continuar fazendo o que acham certo sem desistir de ajudar que não as ajuda demonstra uma empatia sobrenatural.

Ao dar valor a quem está conosco, quando somos honestos com o que sentimos e com o que fazemos para as pessoas, a cada passo que seguimos adiante para superar grandes dificuldades ou simplesmente sermos gratos por detalhes do dia a dia, nós estamos fazendo algo que molda nossa realidade por meio de ferramentas que são tão naturais para cada um de nós que não nos damos conta de como podemos perceber que o segredo da magia está sempre presente.

Levando a magia para universos fictícios, as pessoas ficam impressionadas como Doutor Estranho consegue ver milhares de possibilidades para resolver uma situação ao passo que, no dia a dia, não conseguem parar por cinco minutos e pensar em formas distintas para resolver um problema. Quantas vezes ficamos questionando o porquê das coisas em vez de nos questionarmos como resolver ou quem pode nos ajudar a resolver a situação? O simples ato de pensar e imaginar já deveria ser considerado magia.

Se você acredita que é complicado colocar em palavras o que você sente, pensa ou faz, se você, por algum motivo, acha que tudo precisa de uma explicação ou se você entende que aceitar certos fatos é necessário para seguir em frente, é bastante provável que sua sabedoria é tão grande quanto a de Merlin dos contos de Rei Arthur ou de Gandalf que aparecerá para te oferecer uma aventura que mudará sua vida. Essas oportunidades de pensar, refletir, aprender e explorar são doses de magia durante a nossa existência neste mundo. Não é fácil enxergar isso de cara e é a experiência que te ensina a entender o mundo como ele é e formas de mudá-lo para algo melhor.

Eu falei muito sobre coisas que são mágicas, mas eu não disse o que é magia para mim nem qual é o principal motivo de eu acreditar que existe magia em todos os lugares, em todas as pessoas e em todas as nuances que a vida nos apresenta todo dia.

Honestamente, quando você protege uma pessoa de algo que pode fazer mal, quando você encanta alguém por meio de algum gesto sincero, ao iludir-se com um roteiro que nunca vai acontecer, ao mudar a forma de uma argila para fazer um tijolo, ao inventar algo a partir do nada por meio de uma inspiração, ao tornar água potável ou fazer uma fogueira com poucos recursos, ao prever um resultado com base em suas experiências de vida e ao salvar a vida de alguém ao mesmo tempo que aceita a morte de entes queridos e o fim de situações que um dia foram prazerosas, você está tornando a magia de sua vida cada vez mais intensa.

Magia é uma ferramenta de mudanças por meio de ações, gestos e componentes que moldam o tecido da realidade. Algumas podem ser perigosas e mortais ao passo que outras são sutis ao ponto de não serem notadas por todo mundo. Use a sua magia para agradecer as pessoas, para demonstrar o que sente, para ser honesto com quem convive contigo, para colocar um sorriso no rosto de alguém e saiba que mesmo assim nem todo mundo vai compreender e aceitar o seu estilo de conjuração.

Sempre que você permite que sua essência se expanda a fim de mudar a sua ou a realidade de outra pessoa, você está fazendo magia. Se por acaso duvidar que magia é algo real e natural no nosso mundo, pense em todas as vezes que você sorriu ao reviver memórias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: