Efeitos Mágicos: Dicas para descrições épicas!

Magos, feiticeiros, bruxos, druidas e todos os diversos tipos de conjuradores que existem nos universos dos jogos possuem uma habilidade em comum: a capacidade de manipular o tecido arcano. Por um lado há conjuradores que estudam para alcançar o conhecimento arcano, outros nascem com habilidades de conjuração natural e existem aqueles que devotam suas vidas a entidades poderosas, seja para o bem ou para o mal.

Seja qual for a forma de conjuração, seu personagem tem o jeito dele de fazer as coisas. Isso significa que cada jogador tem a liberdade de conjurar uma mesma magia em jogo de uma maneira que seja especialmente única. Levando isso em consideração, eu listei algumas ideias para jogadores e mestres descreverem efeitos mágicos. Sem mais delongas, vamos nessa que vai ser bom à beça.

Como seu personagem usa seus poderes?

Uma vez que o personagem tem acesso às magias, há diversas formas de manipular e utilizar esses poderes. Em diversos cenários e universos, há equipamentos que definem não apenas o estilo de combate do personagem, mas também o que o torna único perante os demais conjuradores que ele conhece.

Se o personagem tem um foco arcano, como ele é? Se o personagem tem uma bolsa com componentes mágicos, qual é o formato da bolsa? Talvez, se ele tem talento natural para a magia, quais são os gestos utilizados para conjurá-las? Se houver devoção ou pacto entre o personagem e alguma criatura que lhe concede poderes, há traços dessas entidades durante a execução de encantamento? É claro que isso não é regra, mas são detalhes que podem destacar o personagem em meio a multidão.

Entenda os efeitos das suas magias

Ao criar seu personagem e escrever toda a história dele, você sabe o que fez com que ele se tornasse quem ele é ao começar a aventura. Se tratando de personagens que manipulam o tecido arcano ou usam feitiçaria, é muito importante que você saiba como funcionam as magias que estão disponíveis para você usar.

Ao escolher suas magias, é importante equilibrar as coisas para que seu personagem se torne versátil, mas isso não significa que ele conseguirá fazer tudo com perfeição. Há magias de dano, de suporte, de utilidade e até algumas que permitem comunicação a distância. Dependendo da situação, cada magia terá um uso e isso é o que pode definir o sucesso ou o fracasso de uma missão.

Descreva como seu personagem conjura magias

Quando se decide jogar com alguma classe conjuradora, é importantíssimo conhecer as magias para saber quando e como utilizá-las da melhor maneira possível. Até as magias simples podem ter efeitos mais interessantes com um pouco de criatividade.

É fácil falar, eu lanço uma bola de fogo e não está nem um pouco errado ao descrever sua ação desta forma, mas imagine a seguinte narrativa:

Eu percebo uma aglomeração no campo de batalha a uma distância segura de meus aliados. Estalo meus dedos para gerar atrito e faíscas incendeiam o poder arcano concentrado em minha mão. Eu lanço a esfera arcana na direção dos meus adversários e conjuro uma Bola de Fogo que engolfa cada um deles em energiaelemental.

Não é mais interessante do que apenas falar que vai conjurar uma bola de fogo? Dê personalidade ao seu personagem e todos vão se lembrar dele.

Alterações físicas ao conjurar magias

Personagens que sofrem com alguma maldição, que não controlam muito bem os próprios poderes, aqueles que fazem pactos ou servem a alguma divindade podem possuir marcas em seus corpos em formas de tatuagens que demonstram sua origem. Isso certamente é um recurso que pode gerar cenas fora de combate bastante interessantes.

Por causa de um pacto com uma entidade, seu bruxo possui marcas que revelam a origem de seu bem feitor. Talvez o símbolo sagrado preso a um colar é o que faz os olhos da clériga brilharem como a luz do sol ao curar um aliado. Ao manipular a energia natural para se transformar em uma serpente do deserto, um pequeno vórtex de areia se forma ao redor do druida. Detalhes como esses são interessantes para deixar pistas do passado e do potencial que o personagem tem para se tornar poderoso.

O que faz sua magia ser diferente?

Isso vai parecer bastante estranho, mas vamos pensar que cada pessoa tem uma energia e que cada energia possui uma cor. A cor de cada energia pode se manifestar na magia que alguém conjura como efeito primário. Esquisito? Vou tentar deixar mais fácil porque se tratando de magia em RPG, utilizar o conceito de Mana pode ser interessante e fazer com que isso revele mais sobre a magia em seu universo.

Existem inúmeras cores em nosso universo e alguns espectros de cor que não conseguimos enxergar. Por que não dar um pouco mais de vida a suas magias dando cores para elas? Pode ser que todas possuam a mesma cor por causa de seu Mana e isso é o que define como as pessoas te conhecem. É o caso da Feiticeira Escarlate cuja magia é vermelha ou do Loki que é conhecido por utilizar uma energia esmeralda em seus encantamentos.

Magia é o que define um cenário de alta fantasia. Seja qual for a fonte da magia de um personagem, os efeitos causados por aqueles capazes de manipular o tecido da realidade a seu favor podem mudar o mundo de formas inimagináveis. A forma como conjuradores são vistos em um cenário também é uma maneira de definir como eles reagem a sociedade na qual estão incluídos.

Tenha sempre em mente que no universo dos jogos, sejam eles RPG’s de mesa ou jogos digitais, a imaginação dos criadores e dos jogadores é tão importante quanto a mecânica de jogo. É divertido sim ter batalhas épicas que definem o destino do mundo, explorar ruínas e saquear tesouros em lugares que poucos teriam coragem de entrar. Entretanto, lembre-se que a magia dos jogos está nas cores, sensações e efeitos que mostram a cada um o que torna seu mundo tão mágico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑