Um oceano de pensamentos

Todo mundo, em algum momento da vida, já ficou perdido em seus próprios pensamentos contemplando a imensidão que há em seu âmago seja por qual motivo for. Eu falo disso com toda certeza porque nós estamos pensando o tempo inteiro sobre qualquer coisa ainda que não estejamos conscientemente focados em algo. Processamos os estímulos que recebemos o tempo inteiro como a luz para enxergarmos, a temperatura ambiente, sons que estão ao nosso redor. Tudo isso faz parte da nossa natureza. Somos seres pensantes e isso nos ajudou a evoluir em diversas áreas. Ainda assim, existem pensamentos bons e pensamentos ruins.

Quantas pessoas neste mundo, seja por se sentirem solitárias ou deprimidas por algum motivo interno ou externo, que acabam se isolando em vez de pedir ajuda às pessoas que estão ao seu redor? A mesma proporção de pessoas que tentam pedir ajuda e são ignoradas é enorme e isso acaba causando ainda mais problemas sociais do que possamos imaginar. Eu acredito que se houvesse um cuidado com a saúde mental das pessoas desde a infância, muitos problemas atuais na sociedade não existiriam. A saúde mental é tão importante quanto a física, mas ainda existem pessoas que não dão a devida importância ao assunto.

Eu não tenho propriedade para falar sobre doenças mentais ou qualquer tipo de distúrbio que altera a química do cérebro de um ser humano, mas eu sei que sentimentos precisam ser expressados para que não se tornem uma bola de neve. Eu digo isso porque muitas vezes as pessoas são julgadas por dizer aquilo que estão sentindo, por falar as coisas que as incomodam e muitas se reprimem por motivos diversos. Sempre que alguém não coloca para fora o que sente de uma forma saudável, os sentimentos viram uma bola de neve tão densa que faz com que a pessoa acabe implodindo de formas que, em alguns casos, podem ser bastante destrutivas.

Algumas pessoas agem de formas estranhas quando sentem algo de forma intensa. Muitas acabam fazendo coisas que não gostariam de fazer para se livrar dos sentimentos adquirindo vícios das mais diversas formas. Existem pessoas que ficam muito mais fechadas em suas próprias bolhas enquanto que outras pessoas ficam ainda mais exaltadas procurando migalhas de atenção simplesmente porque não param de pensar naquilo que sentem e não sabem como expressar. Pessoas passionais que tem problemas para expressar o que sentem podem fazer coisas prejudiciais em alguns casos, mas nem tudo é tragédia quando se trata de situações que envolvem emoções.

Ainda que alguém se sinta sozinho ou se você estiver se sentindo sozinho, existem formas de extravasar as ondas de pensamentos de formas mais saudáveis mesmo que não tenham pessoas para te ouvir. Claro que isso não substitui a procura por uma ajuda profissional, mas, com certeza, são hábitos que podem melhorar o ânimo, aliviar as tensões do dia a dia e despertar talentos desconhecidos. Pessoas que sentem tudo com intensidade costumam ter muito a entregar ao mundo das formas mais belas que podemos sequer imaginar.

Se você já leu um livro, assistiu a um filme, viu uma pintura, escultura ou ilustração, se gosta de ouvir músicas, se sabe entrar em contato com a natureza ou com consigo mesmo, eu acredito que você é um ser humano que pode sair de qualquer situação. Eu posso até não ter mencionado isso ainda, só que a dança também é uma forma de se expressar assim como qualquer atividade física. Pensamentos podem ser passageiros se você não se apegar a nenhum deles e deixá-los fluir como as águas de um rio que desembocam em um oceano infinito.

Como parece óbvio, eu escrevo para relaxar. Caneta, papel e todos os pensamentos e ideias que não tenho o desejo de compartilhar por serem muito pessoais. Sonhos, planos, orçamentos, projetos. Eu tenho o hábito de escrever para tirar as ideias da cabeça porque tenho uma mente bastante turbulenta e criativa por sentir as coisas com muita intensidade. Há muito dentro que mim que eu coloco em anotações, desenhos, modelos 3D e nos textos que eu publico além daqueles que eu guardo para mim. Meu segredo para qualquer coisa na vida é deixar as coisas fluírem sem medo e sem prejudicar as pessoas.

Quando você se expressa de maneira silenciosa por meio de uma das dezenas de formas de arte que existem no mundo, você descobre muito mais sobre você do que seria capaz de descobrir apenas ouvindo o que as pessoas acham ou pensam sobre quem o que você é. A arte liberta você dos grilhões que te fazem questionar se as pessoas vão ou não te entender, se elas te aceitam como você é além de te permitir dizer coisas que você não teria coragem de dizer de outras formas. Quando se pensa demais, é possível criar um universo de possibilidades.

Pensamentos bons te deixam mais leve, pensamentos ruins te deixam mais pesado e tudo o que há na sua vida pode ser expressado de uma maneira mais saudável ainda que esteja se sentindo extremamente mal sobre as coisas que estão acontecendo na sua vida mesmo em tempos caóticos. Todas as pessoas precisam colocar para fora aquilo que sentem. Sempre existe uma maneira tranquila de sair de uma situação. Há sempre muitas soluções para um único problema que, quando é inusitado, parece impossível. Se as coisas parecem impossíveis, deixe o elefante branco de lado e pense em um pequeno rinoceronte amarelo.

Mentes barulhentas costumam estar em pessoas caladas. Se você é uma dessas pessoas, experimente fazer alguma coisa para colocar as coisas para fora de alguma maneira. É sempre mais fácil do que parece depois que se dá o primeiro passo. RPG é o passatempo que eu recomendo para qualquer pessoa porque te permite escrever, interpretar, interagir e esquecer dos problemas na companhia de pessoas que viajam contigo em uma aventura única que se passa na mente de cada um dos jogadores. Sempre que alguém tem uma ideia, boa ou ruim, um novo universo pode ser rabiscado em mundos lindamente particulares.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑