5 começos de aventuras marítimas

As águas do oceano foram o motivo de grandes aventuras ao redor do mundo. Pessoas viajavam deixando para trás uma vida para a qual não sabiam se poderiam voltar enquanto suas famílias faziam preces e desejavam sorte em suas jornadas. Para os nórdicos, eram expedições de saques e conquistas. Os povos ibéricos buscavam o novo mundo e especiarias. Cada cultura explorou os mares por seus próprios motivos e interesses. De certa forma, a promessa de liberdade deixava as pessoas ansiosas por novas experiências.

Sejam piratas em busca de tesouros e rum ou fuzileiros navais defendendo a honra de suas nações, aventuras em alto-mar sempre são muito bem-vindas tanto nos cinemas, quanto em jogos. Nessa onda de exploração dos sete mares, eu pensei em cinco começos de aventuras marítimas que podem te inspirar. Sem mais delongas, vamos nessa que vai ser bom à beça!

1. Prisioneiros de guerra

O navio foi atacado. A tripulação foi derrotada. Vidas foram perdidas durante o confronto e os sobreviventes estão sendo levados à terra firme para encontrar seu destino. O que os fez chegar a este ponto? Como sair desta situação caótica e triste pelas perdas de companheiros? Haverá luta por vingança? Existe algum plano de fuga?

Cenários de guerra costuma ser caóticos e abrem margem para diversas possibilidades de continuação. Os personagens podem procurar uma forma de escapar e depois disso decidirem o que farão ou se farão algo com aqueles que os prenderam durante a aventura. Climas densos como guerras geram consequências grandes para os personagens e para o cenário em maior ou menor escala além de colocar a moral dos personagens à prova o tempo todo.

2. Piratas em busca de tesouros

A vida no mar pode ser mais do que simplesmente lutar por uma nação. Algumas pessoas buscam liberdade, diversão e boas histórias para contar uma vez que tudo pode acontecer quando não se tem nada a perder. A vida de um pirata é uma busca contante por tesouros, saques e festas tanto durante as viagens quanto em portos. Se uma promessa de fortunas lhe fosse feita, você desbravaria os sete mares em busca de tesouros?

Busca por tesouros é algo que pode levar os personagens por uma viagem ao redor do mundo. Alguns espólios podem ser amaldiçoados enquanto que outros podem estar cercados de armadilhas ou protegidos por uma civilização local. De uma forma ou de outra, a caça aos tesouros pode render histórias interessantes e abrir novas possibilidades de exploração.

3. Expedições de colonização

Terras novas e inexploradas podem ser a motivação necessária para a expansão de um império quando suas fronteiras não podem mais ser expandidas por terra. Desbravar novos ambientes em busca de espaço para expandir a própria cultura pode ser importante para conseguir títulos de nobreza. No entanto, os meios utilizados para conquistar as terras podem ser duvidosos. Você seria capaz de fazer qualquer coisa para ascender a uma corte?

A colonização de terras não necessariamente precisa ser exclusivamente continental, mas também a descoberta de arquipélagos. Em casos de problemas graves, a expedição pode terminar em um naufrágio, um motim, talvez em um confronto entre os membros da tribulação para que as recompensas sejam maiores para os sobreviventes. No melhor dos casos, todos voltam tranquilamente para suas vidas, mas o que pode acontecer com marujos que desertam ou são expulsos de uma tripulação?

4. Saqueadores de portos

Criminosos existem em toda a parte. Alguns vão apenas saquear outros barcos, mas haverão aqueles que sempre buscarão ainda mais do que outras tripulações têm a oferecer. Batedores de carteiras, saqueadores, agiotas ou simplesmente comerciantes de informações em portos são comuns. Pessoas desavisadas podem arrumar graves problemas com mercenários e estivadores, mas seus aliados, assim como você, se divertem com a adrenalina do submundo pirata.

A cultura de saques foi algo que povos como os Vikings e piratas chineses faziam. Aventuras com personagens que saqueiam, roubam e, em alguns casos, matam suas vítimas costumam focar bastante em combate. Um grupo de saqueadores pode ter problemas com alguma frota naval, com outras tripulações ou ter sido banido de certas cidades portuárias por causa dos problemas que eles causaram. De uma forma ou de outra, é um tipo de aventura interessante, só que a vida é mais do que apenas roubar e beber rum.

5. Lendas, mitos e mistérios

Lendas sobre criaturas do mar que seduzem os homens de mente fraca, histórias sobre navios assombrados que atacam aqueles que perturbam o descanso de um capitão naufragado, mitos sobre tesouros perdidos e escondidos em ilhas não catalogadas ou simplesmente a promessa de conquistar um tesouro que tornaria a tripulação tão rica quanto qualquer rei ou senhor feudal. Você arriscaria tudo em uma possível viagem sem volta?

Criar lendas e mitos costuma ser bastante divertido porque geram as pistas para tesouros. Partes de poemas perdidos, viagens para ilhas de arquipélagos distintos, explorar necrópoles de navios em portos abandonados. Independentemente do mistério envolvido, é sempre interessante ter alguma história que motive os jogadores a continuar explorando. Algo pelo qual vale a pena lutar ou um tesouro pelo qual vale a pena morrer.

O oceano sempre foi um mistério. Ainda hoje há muitas coisas que nós não sabemos sobre ele assim como existem mistérios no universo que são tão desconhecidos quanto. Explorar a aventuras em mar aberto é uma possibilidade de criar lendas e histórias de seu próprio mundo junto com seu grupo deixando seu cenário cada vez mais rico porque os perigos podem ser diversos como sereias, polvos gigantes, tripulações fantasmas, tritões e muitas outras coisas que as águas escondem.

Como sugestão final, eu acho que seria interessante incluir monstros incomuns em aventuras de piratas e corsários como vampiros, demônios, devoradores de mentes, criaturas marinhas colossais e junto com tudo isso, colocar um clima de aventura e companheirismo tanto na tripulação controlada pelo narrador quando na relação entre os personagens dos jogadores. Explore os mares, beba rum, lute contra corsários, monstros e piratas, descubra novos tesouros e viva como ninguém jamais poderia viver. Ahoy!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: