Heróis fora da curva

A ideia clássica de um herói que luta por um bem maior sempre em busca de manter o mundo exatamente do jeito que ele é conservando a moral e os bons costumes de seu povo é uma ideia que vem se diluindo com o passar do tempo. O mesmo se aplica às mulheres que sempre eram as donzelas em perigo a espera de um soldado montado em um alazão pronto para livrá-la dos perigos e marcharem rumo ao pôr do sol no horizonte. E se o heroísmo fosse apenas uma oportunidade para conseguir algo de interesse próprio?

Se tratando de interesses pessoais, contratos bem definidos, tarefas para quem pagar mais ou simplesmente a boa e velha vingança, os anti-heróis são literalmente quem você está procurando. É provável que isso vá te inspirar a criar personagens mais complexos em seus rabiscos. Então, sem mais delongas, vamos nessa que vai ser bom à beça!

Elektra

A Grécia trouxe ao mundo muito mais do que a mitologia e as linhas filosóficas. Ninja, assassina e mercenária, Elektra Natchios é uma das personagens mais mortais da Marvel inicialmente criada como uma vilã do Demolidor. Depois de alguns eventos trágicos em sua trajetória como vilã, Elektra teve um arco de redenção no qual passou a atuar como uma anti-heroína em uma série própria de quadrinhos.

Na linha de Elektra é possível se inspirar em pensar no personagem que atua como um lobo solitário após eventos traumáticos começou a praticar alguns atos heroicos só que um pouco mais brutais do que um herói comum. Isso se aplica bastante a um outro personagem bastante querido pelos fãs.

Wolverine

Arma X, Vingador, X-Men, Carcaju. O baixinho das garras de adamantium possui uma lista de vítimas tão grande quando a própria fama. Wolverine lutou ao lado do Capitão América durante a Segunda Guerra Mundial e sabe o que é encarar os horrores da guerra, horror esse que ele faz questão de causar em qualquer pessoa que fique entre ele e seu objetivo.

Raivoso, carrancudo, sempre pronto para arrancar algumas cabeças sem nem pensar duas vezes e jamais foge de uma boa briga enquanto fuma seu charuto. Logan, mesmo em grupo, costuma agir como uma pessoa emocionalmente distante. Ainda que ele salve vidas no processo, seu instinto assassino está sempre presente em seus atos heroicos de moral duvidosa.

Mulher Gato

A mulher que consegue brincar com os sentimentos do maior detetive da DC Comics é uma ladra carismática que possui a capacidade de levar qualquer pessoa na conversa sem dificuldade. Ágil, astuta e uma lutadora competente, Selina Kyle tem um histórico de atos de heroísmo sempre com segundas intenções que acabam lhe trazendo algo que gere alguma vantagem pessoal. Uma característica marcante desta mulher é que seus roubos são grandiosos.

Mercenários gananciosos costumam ser personagens interessantes em qualquer narrativa. A questão principal sobre personagens que possuem uma moral duvidosa ao ponto de fazer tudo por baixo dos panos é sempre a mesma: até que ponto é possível confiar nele?

Deadpool

O Mercenário Tagarela é o cara que resolve o problema do jeito dele e da forma que ele certamente vai fazer o maior número de cabeças rolarem enquanto ele cumpre contratos. Ainda que Deadpool seja um personagem que tenha tido contato com seres poderosos como Thanos e a própria entidade Morte, ele essencialmente um assassino de aluguel que, pelo preço certo, pode fazer o que lhe for mandado.

Personagens com um arquétipo mercenário ganancioso e com um tom cômico em suas ações sádicas pode ser uma boa fonte de boas histórias tanto para pessoas que gostam de ação quanto para aquelas que possuem um senso de humor diferenciado. Ter personagens com essas características é uma coisa interessante, no entanto existe aquele que faz o que faz por uma causa e isso pode arrastar multidões.

V

Alguns consideram V um anarquista. Para outros ele é um exemplo de revolucionário. Para mim, V é o maior exemplo do que um verdadeiro anti-herói deve ser. Muitas vezes, para fazer o que ele considerava certo, ele sujava suas mãos e fazia o que achava necessário para libertar o povo do governo de parlamentares corruptos utilizando de seus próprios recursos. Os registros de seu diário diziam que V nem se quer era um nome, mas uma ideia. Parando para pensar, uma ideia pode ser qualquer coisa ou, neste caso, qualquer pessoa.

Um personagem que quebra as regras para fazer o que é certo acima do que o senso comum pensa merece ser respeitado e isso gera uma admiração por aqueles que podem seguir o legado que ele deixar quando não estiver mais entre nós. Anarquistas ou anti-heróis que lutam por uma causa são personagens complexos e que precisam ser observados de perto como uma fonte de reflexão.

Quando as pessoas dizem que nem todo herói usa uma capa e muitos deles não se importam em salvar as pessoas, elas não estão nem um pouco erradas neste ponto de vista porque existem heróis que realmente lutam por interesses pessoais, que são contratados para resolver certos problemas e ainda outros lutam para libertar pessoas utilizando meios duvidosos ainda que efetivos. Personagens que possuem uma índole questionável e que lutam mais para se manterem vivos do que para salvar outras vidas também são interessantes de se encaixar em uma história. De uma forma ou de outra, quando decidir criar um personagem, considere a seguinte pergunta: qual é a mensagem que ele vai passar ou qual impacto eu quero causar com a história deste ser fictício?

A linha do herói sempre foi bem explorada e vilões são necessários para contrapor o heroísmo. Um personagem que caminha à margem desses conceitos é um desafio e tanto para ser bem desenvolvido. São heróis fora da curva, vilões regenerados, mercenários gananciosos, ladrões teatrais ou simplesmente anarquistas que buscam mostrar um caminho diferente dos padrões impostos. De fato, nem todo herói precisa ser uma pessoa extremamente bondosa, leal e cativante, pois em certos casos extremos é preciso quebrar algumas regras para mudar o mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑