Arquétipos de jogadores de RPG

Grupos de RPG são sempre diferentes. Cada grupo tem um estilo de jogo próprio que faz com que uma mesma aventura tenha finais diferentes. Alguns grupos de RPG tentam resolver conflitos antes mesmo de começarem enquanto que outros grupos batem primeiro e perguntam depois. A peculiaridade dos grupos de RPG não está apenas nas soluções criativas para cada um dos problemas que surgem para movimentar a história, mas também nas características únicas dos jogadores.

Pela minha experiência como narrador e como jogador, eu elenquei alguns tipos de jogadores de RPG de mesa que sempre aparecem em todos os grupos. Alguns jogadores assíduos possuem uma ou mais destas características e talvez alguns demonstrem traços de cada uma delas. Ainda assim, uma característica vai se sobressair revelando mais sobre o estilo de jogo do jogador. Então, sem mais delongas, vamos nessa que vai ser bom à beça!

1. Socializador

Sabe aquele jogador que além de conversar o tempo todo com o grupo também interage com todos os NPC’s que você cria para tentar fazer amizade além de coletar as informações úteis para que o grupo siga com a missão principal da história? Este é o socializador e talvez seja o jogador que pode ser uma mão na roda ou aquele que vai dispersar o grupo e tirar o foco do jogo.

Para lidar com jogadores com essa característica, é importante colocar conflitos que envolvam intrigas, interrogatórios, engenharia social, disfarces e situações nas quais ele ou ela possam se expressar e interagir tanto com os demais jogadores do grupo quanto com os aliados e inimigos que aparecerão durante a narrativa. No entanto, caso ele comece a dispersar o grupo por meio de conversas paralelas, considere que a conversa aconteceu durante o jogo e eu aposto que ele vai voltar a prestar atenção na história.

2. Explorador

Se tratando de história, investigação, conhecimento e procura por coisas até onde você narrador sabe que não existe, o jogador explorador é certamente o cara que vai fazer tudo isso e muito mais. Seja ele alguém que vai procurar conhecimento em ruínas, ser um rato de biblioteca, procurar sinais específicos em uma cena de crime, além de procurar respostas por meio do conhecimento acumulado pelo seu personagem.

Jogadores que apresentam essa característica costumam ser aqueles que vão procurar aquilo que faz mais sentido no ambiente no qual o grupo se encontra. Armadilhas em masmorras e catacumbas, pistas em um local de crime recente, rastros para localizar um alvo que está sendo caçado pelo grupo. Desafios que realmente envolvam a descoberta do desconhecido e informações sobre o ambiente são as chaves para motivar esses jogadores e desenvolver mais suas personalidades durante a sessão de jogo.

3. Colecionador

Eu acredito que a melhor palavra para definir esse tipo de jogador de RPG é ganância. Seja por ouro ou por itens poderosos, esse jogador é aquele que vai buscar ter os itens não apenas para usar, mas também para mostrar o poder que ele tem em mãos. Jogadores que buscam tesouros serão os primeiros a aceitar e negociar recompensas das missões a fim de fazer com que seus recursos tornem-se cada vez maiores.

Entregar itens mágicos e muito dinheiro aos jogadores inicialmente não é algo que eu recomendo porque o acesso fácil a coisas raras pode tornar os desafios da mesa muito fáceis. O que eu considero justo é entregar tesouros de acordo com o grau de desafio que o grupo está enfrentando seja eles em ouro, em itens ou informações que ajudam o personagem a alcançar seus objetivos pessoais. Informações, muitas vezes, são coisas que nenhum dinheiro no mundo é capaz de pagar.

4. Estrategista

Em situações de conflito ou em momentos de preparação, pensar em um plano para executar a tarefa da forma mais eficiente possível é algo muito importante para o sucesso de uma missão complicada. Isso faz com que as mentes afiadas organizem o campo de batalha para que eles possam eliminar as ameaças com eficácia. Jogadores estrategistas saberão quando, como e quando atacarão para que seus recursos não sejam gastos sem motivo.

Este estilo de jogo é bastante visto em mesas de RPG que utilizam miniaturas para posicionar aliados e inimigos. Isso auxilia no planejamento estratégico de uma cena de combate ou em uma masmorra com armadilhas. Jogadores com esta característica vão pensar em ideias criativas para superar obstáculos que, ainda que pareçam complicados de serem superados durante a preparação da aventura, podem ser solucionados da forma mais simples e criativa na mente de um jogador sagaz.

5. Combeiro

Existe um tipo de jogador que muitos narradores não gostam, mas eu, particularmente, adoro saber que existem jogadores assim e esses são os jogadores combeiros que também são conhecidos como assassinos ou power players. Jogadores que costumam fazer combos em suas fichas são aqueles podem te ajudar se você souber lidar com eles da maneira correta e entender porque as fichas deles são como são.

Um jogador que é capaz de otimizar uma ficha de RPG é o mesmo jogador que pode te salvar caso você esqueça alguma regra ou caso você não tenha tempo hábil de ajudar outros jogadores a montar suas fichas de personagens. Certamente você não pode nivelar a dificuldade da aventura se baseando apenas na ficha otimizada de um jogador, por isso é importante ter em mente como você vai balancear os desafios para que a otimização de um jogador não quebre os desafios propostos pela aventura.

Alguns jogadores de RPG são excêntricos, outros são tímidos e alguns precisam de um empurrãozinho para focar sua atenção na história que está sendo narrada. Um mestre ou narrador de RPG precisa saber como lidar como cada jogador para que a sessão de jogo seja agradável e permita que todos se sintam confortáveis jogando com seus personagens em situações nas quais eles possam usar o melhor de suas fichas e tentar minimizar os pontos fracos individuais com a ajuda do grupo. A verdadeira magia de um RPG está na diversidade das ideias que geram diversão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑