5 sistemas de RPG famosos

RPG de Mesa é algo que existe há décadas. Diversos universos, sistemas, cenários e grupos de RPG estão espalhados ao redor do mundo. Muitas dessas criações estão relacionadas aos livros básicos de sistemas de jogo que dão ferramentas para que jogadores e narradores possam criar suas aventuras, crônicas e contos para seus grupos. Alguns dos meus mundos foram inspirados em alguns livros de RPG que eu tenho contato.

Pensando em sistemas de RPG de mesa, existem alguns que são icônicos pela proposta de jogo e por suas possibilidades de criação de personagens. Então eu decidi escrever sobre cinco grandes sistemas de RPG de mesa que fizeram e ainda fazem sucesso entre jogadores iniciantes e veteranos. Sem mais delongas, vamos nessa que vai ser bom à beça!

1. Dungeons & Dragons

O pai de todos os RPG’s surgiu em meados do século XX quando os jogos de guerra (wargames) estavam em alta. Eram jogos de tabuleiro com elementos fantásticos parecidos com o universo de Senhor dos Anéis inicialmente. A verdadeira febre de Dungeons & Dragons foi durante os anos 80 assim como diversos outros sistemas de jogo similares. Atualmente existem dezenas de suplementos adaptados por fãs e publicações oficiais da Wizards of The Coast.

Provavelmente ouviu falar de uma animação chamada Caverna do Dragão. Pois é, este aclamado desenho da infância de muitas pessoas foi baseado em uma aventura de RPG de mesa. Se tratando de cenários de fantasia medieval, não há dúvidas de que o maior ícone entre os sistemas de RPG é o de Dungeons & Dragons não apenas pela grandiosidade, mas também pela base de fãs que atravessa gerações.

2. Mundo das Trevas

Nosso mundo como ele é. Pessoas vivendo suas vidas da forma que podem, governo fazendo movimentações duvidosas, artistas ganhando dinheiro com o que fazem de melhor, empresários movimentando o mercado financeiro, militantes lutando para defender uma causa, instituições religiosas influenciando pessoas ao redor do mundo, milícias e tudo mais que existe é controlado por criaturas que acreditamos existir apenas nas lendas. Isso é Mundo das Trevas.

Com um cenário denso que mostra outra realidade da história da humanidade, Mundo das Trevas é um cenário extremamente narrativo da editora White Wolfe que aborda temas adultos com drama pessoal. A trindade deste cenário é Mago, a Ascensão, Vampiro, a Máscara e Lobisomem, o Apocalipse. Neste cenário é possível criar personagens humanizados que precisam lidar tanto com os problemas da sociedade sobrenatural quanto com os problemas do cotidiano. Talvez seu vizinho esquisito seja uma dessas criaturas. Afinal, eles estão entre nós.

3. Chamado de Cthulhu

Ainda sobre coisas estranhas entre nós, os mitos de H.P. Lovecraft, além de inspirar autores consagrados como Edgar Allan Poe, também foi transformado em RPG de mesa e em jogo eletrônico. O conto Call of Cthulhu é uma das maiores obras do pai do horror cósmico que possui uma abordagem rebuscada em seus textos por terem sido publicados no início do século XX. Muitas obras baseadas nos Mitos de Cthulhu como o Necronomicon foram banidas pela Igreja. Algumas fontes dizem que Lovecraft escrevia sobre seus próprios pesadelos.

Se tratando de RPG, em Chamado de Cthulhu você interpreta pessoas normais que investigam situações que muitas outras acreditariam ser manifestações de espíritos malignos, mas os investigadores sabem a verdade sobre as criaturas que caminham nas sombras e entre as dimensões. Há cultistas que usam dos conhecimentos sobre os mitos para trazer aqueles conhecidos como Anciões para a Terra e, dentre eles, Cthulhu, o ser que está adormecido nas profundezas de nosso mundo e que, ao ser visto, leva qualquer pessoa a insanidade.

4. G.U.R.P.S.

Este sistema de RPG divide opiniões entre a comunidade de RPG no Brasil. Alguns amam, outros odeiam e muitos não entendem para o que o sistema realmente foi feito. Vamos lá: G.U.R.P.S. é um sistema de RPG que foi desenvolvido para ser genérico e seu material básico possui regras para que você possa jogar em qualquer cenário que você imaginar usando as regras que você quiser.

Se você quiser jogar um jogo no período pré-histórico ou em uma realidade pós-apocalíptica, você consegue. Talvez um cenário de ficção científica em uma galáxia muito distante, também é possível. As regras adaptáveis deste sistema é algo que pode ser usado para desenvolver mecânicas interessantes caso precise pensar em algo novo para os seus jogadores.

5. Tormenta RPG

Agora o maior RPG do Brasil que realmente permite que você jogue com qualquer criatura que você conseguir imaginar além de ter mídias complementares contanto toda a história do mundo de Arton. Tormenta RPG é baseado no sistema D20, o mesmo de Dungeons & Dragons e é, sem dúvida, o melhor sistema de RPG para o público que não sabe inglês porque seu material é produzido por brasileiros para brasileiros. Neste cenário, os deuses estão presentes em cada movimento que acontece no mundo ainda que ninguém perceba.

Se quiser jogar de Elfo Ninja, de Minotauro Bardo, um Clérigo Sombrio ou mesmo de um Goblin que tira onda de herói fora da lei, você pode. As possibilidades e a variedade de customização de personagens apenas com o livro básico de Tormenta RPG é muito grande e, para os fãs de cultura oriental, há um suplemento chamado Império de Jade no qual há uma mescla entre o que acontece em um Japão Feudal e um pouco de tecnologia steampunk. Tormenta RPG é acessível, tem uma curva de aprendizagem rápida e possui um cenário vasto para ser explorado por todos aqueles que possuem um coração aventureiro.

Jogar RPG é um passatempo mágico. Você se torna o responsável pelo caminho que a história segue enquanto está atuando como espectador e jogador dentro de um cenário fantástico. Independente da história, do sistema ou do cenário que esteja sendo explorado ou criado por você, a regra máxima é que todos se sintam bem e que se divirtam. Esses são apenas resumos sobre esses sistemas e cenários que eu recomendo que você jogue. Reúna seu grupo e que os dados rolem a seu favor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: