5 benefícios do RPG de mesa

Um grupo de amigos reunidos ao redor de uma mesa para construir uma história coletiva na qual eles são os heróis que mudarão o mundo por meio de suas ações. Pensando assim, RPG de mesa é uma das muitas coisas que se pode fazer com uma galera que está contigo e que gosta de contar histórias, construir mundos e fazer coisas que na vida real seria impossível como conjurar uma bola de fogo ou voar nas costas de um dragão. Além de bons momentos em grupo, como o RPG de mesa pode te ajudar no dia a dia?

Fiquei algum tempo organizando algumas ideias sobre isso e cheguei a algumas conclusões sobre os benefícios que o RPG pode trazer para as pessoas que jogam com certa frequência me baseando em seus três pilares básicos que são a exploração, a interação social e o combate. Então, sem mais delongas, vamos nessa que vai ser bom à beça!

1. A interação social pode diminuir a timidez

Uma habilidade exigida em diversas ocasiões é a de falar em público. Muitas vezes, pessoas que são muito tímidas sentem dificuldade ao se expressar para um grupo pessoas ou para se aproximar de desconhecidos. Em uma mesa de RPG os jogadores estão interpretando um personagem e são colocados em situações nas quais eles deverão falar com algum NPC e com os personagens dos outros jogadores. Essas pequenas interações durante o jogo podem fazer com que jogadores assíduos comecem a perder a timidez tanto dentro quanto fora da mesa.

No meu grupo de RPG mais antigo, alguns dos jogadores, inclusive eu, eram muito tímidos. Com o passar do tempo jogando juntos a sinergia do grupo foi aumentando e a timidez foi diminuindo ao ponto de alguns jogadores virem até mim dizer que apresentaram melhor um trabalho da faculdade e outros disseram que se sentiram mais confortáveis ao conversar com pessoas desconhecidas mesmo que por pouco tempo por causa das interações com alguns personagens das sessões.

2. O combate exige pensamento estratégico

Em cenas de combate, os jogadores precisam pensar no posicionamento de seus personagens quando se usa miniaturas para representar os aliados e inimigos. Além de tornar o combate mais emocionante por saberem onde estão posicionados os aliados e os inimigos, os jogadores precisam traçar estratégias para lidar com desvantagens em geral que podem ser numérica, nível de poder ou terreno acidentado.

Sempre que há combate físico em mesas de RPG, os jogadores precisam trabalhar em equipe e agir com inteligência. Dificilmente algum jogador consegue sair sozinho de um confronto contra mais de um inimigo porque agir em grupo com uma estratégia é algo importante. Claro que não é algo que exige tanto conhecimento de estratégias como xadrez, mas o trabalho em equipe é algo que também se faz importante durante o jogo.

3. Exercício da criatividade em grupo

Desde a criação dos personagens até os momentos de exploração e investigação, os jogadores precisam pensar em como as coisas se encaixam. Ao criar um personagem, além de ler o livro básico do sistema que está sendo jogado, os jogadores escrevem uma história contando como o personagem dele chegou até ali. Isso o faz imaginar toda a vida, motivações, qualidades, defeitos e desafios que o personagem passou até o momento para explicar porque o personagem é único.

Durante explorações e investigações, os jogadores coletam pistas para entender como as coisas funcionam e pensar em uma solução. Compreender a cena de um crime, rastrear um monstro com hábitos noturnos ou entender como um grupo de cultistas atua também exige que pensem em abordagens forçando a criatividade e as memórias de referências que eles possuem.

4. Matemática básica nas rolagens de dados

Se isso te assusta, relaxa porque não é nenhum bicho de sete cabeças. Muitos sistemas de RPG usam cálculos e você não precisa mais do que as quatro operações básicas para poder jogar. Pode parecer pouca coisa, mas esses cálculos usados para pontos de vida, ataques, dano causado e recebido e outras coisas ajudam muito a melhorar o raciocínio lógico. Hoje em dia existem sites nos quais é possível calcular isso tudo automaticamente por causa do sistema de mesas virtuais.

As contas são fáceis, os cálculos são rápidos e isso não quebra nem um pouco a imersão do jogo. Algo que alguns narradores fazem é deixar que os jogadores calculem o quanto de dano causaram a algum monstro para saber quantos pontos de vida restam. Isso gera expectativa por não saberem o quão resistente é o adversário.

5. O hábito de leitura

RPG’s de mesa são publicados em livros. Tais livros, muitas vezes, têm contos, ilustrações e exemplos práticos de como funciona uma mesa além de conter as regas para conduzir uma sessão de jogo. Apenas ao ler o livro os jogadores podem se inspirar pelas ideias e conceitos que os capítulos apresentam para que possam criar seus próprios personagens.

Na literatura fantástica há muitas coisas inspiradoras que vão além dos livros de RPG como as sagas de Senhor dos Anéis, Harry Potter, Eragon, Game of Thrones e muitas outras. Talvez o RPG seja a porta que se abrirá para novos universos para que você se inspire e rabisque seus próprios personagens.

Mais do que apenas um passatempo com os seus amigos, o RPG de mesa pode ajudar a desenvolver habilidades que lhe serão úteis em diversas situações pelas quais todas as pessoas passam. Por meio das sessões é possível desenvolver tais habilidades e muitas outras. Além de passar algum tempo rindo e se divertindo com as pessoas que você gosta, você pode aprender sobre um novo mundo e deixar que a aventura guie as decisões de seu personagem.

Esses são cinco dos benefícios que jogos de interpretação de papéis podem trazer para a vida de alguém. Eu mesmo já melhorei muitos aspectos da minha vida por meio do RPG apenas lendo sobre os personagens dos meus jogadores, criando meus cenários e eu acredito que você também pode desenvolver essas e muitas outras habilidades jogando com seu grupo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑