O que é RPG de mesa?

Nós jogamos RPG sem perceber e passamos a vida toda fazendo isso diariamente. Os imprevistos nos fazem pensar em uma saída e a cada desafio superado nos tornamos pessoas ainda mais fortes e experientes. Isso não soa bastante familiar? Pois bem, essas coisas que acontecem na vida, também acontecem no RPG de mesa, um passatempo que vem se tornado cada vez mais popular no Brasil graças ao trabalho de diversos canais de YouTube, streamers da Twitch e financiamentos coletivos de sistemas e cenários para este universo de possibilidades infinitas. Da fantasia medieval ao cyberpunk, tudo pode ser adaptado para RPG.

Por ser um dos muitos narradores deste mundo, por causa da minha paixão por boas histórias e pelo RPG de mesa, decidi explicar o que é este gênero de jogo, dar algumas dicas e sugestões de sistemas e cenários para quem está querendo começar a jogar ou para quem já joga e talvez queira ensinar outras pessoas a jogar. Então, sem mais delongas, vamos nessa que vai ser bom à beça!

O que é RPG de mesa?

RPG de mesa, ou Role-playing Game, é um jogo de interpretaçãos de papéis no qual todos os jogadores, incluindo o narrador, constroem uma história em conjunto. Apesar de ser chamado de jogo, neste gênero não há vencedores ou perdedores. Por ser uma história coletiva, cada sessão é como um episódio de uma série ou uma fase de um jogo que se passa na imaginação de cada jogador. É possível considerar o RPG de mesa como a junção de um teatro improvisado com jogos de tabuleiro.

Nos jogamos RPG desde sempre como eu disse anteriormente. É algo que fazemos desde a infância quando brincávamos de ser super-heróis, mas o RPG possui regras um pouco mais sofisticadas para definir o quão bem uma ação foi executada. Suponhamos que você quer atacar um goblin e, ao declarar isso, seu personagem ataca o goblin. O que define se o seu ataque foi ou não bem-sucedido é o resultado da rolagem dos dados que variam de sistema para sistema.

Sistema x Cenário: qual é a diferença?

Muitas pessoas que estão começando a jogar RPG confundem estes conceitos que, apesar de serem similares, possuem significados diferentes neste contexto. Não é nenhum bicho de sete cabeças compreender a diferença entre ambos.

Um sistema de RPG é um conjunto de regras por meio das quais são resolvidos os conflitos da história. Alguns sistemas utilizam a base de D20, no qual se rola um dado de vinte lados para definir o quão bem executada foi a ação que o personagem realizou, outros sistemas são uma piscina de dados, no qual os jogadores rolam um número de dados igual a soma de um atributo mais uma perícia.

Se tratando de cenário, nada mais é do que o local onde as histórias acontecem. Fazendo um paralelo com outras mídias, Gotham é o cenário no qual se passam as histórias do Batman, Londres é onde o maior detetive da ficção, Sherlock Holmes, resolve casos de investigação complexos e Westeros é o local onde a disputa pelo Trono de Ferro é cada vez mais acirrada.

Resumindo, um sistema de RPG são o conjunto de regras do jogo e um cenário de RPG é o local, ou mundo, no qual o jogo acontece.

Quero jogar! Por onde devo começar?

Para jogar RPG tudo o que você precisa é do livro básico do jogo, o conjunto de dados necessários do sistema e alguns amigos que topem a ideia. Um de vocês será o narrador, o jogador responsável por preparar as aventuras e arbitrar as regras, enquanto que os outros jogadores serão os personagens que resolverão os conflitos da história. E agora, que você sabe o que é RPG, que entendeu a diferença entre sistema e cenário e também sabe como começar a jogar, eu vou sugerir alguns sistemas simples para quem está começando a explorar este mundo.

The Shotgun Diaries – John Wick

O mundo foi tomado por zumbis e tudo o que você pode fazer é lutar para sobreviver por mais um dia lidando com o medo de ser morto ou infectado. Neste RPG, você não precisa nada além de 4D6, do nome do seu personagem e do seu arquétipo. Só se rola os dados quando suas habilidades forem úteis e, caso não possa rolar, algo ruim pode acontecer.

Eu, particularmente, recomendo este sistema porque, além de ser extremamente simples, ele é prático para introduzir novos jogadores por ser bastante direto na criação dos personagens, no desenvolvimento da história e por ser fácil encontrar dados de seis faces.

Dungeons & Dragons – Wizards of the Coast

O maior RPG de mesa continua na ativa atualmente em sua quinta edição que já está recheada de suplementos. Existem cenários oficiais com aventuras prontas para jogar, além de oferecer ferramentas para que os narradores criem seus próprios mundos de fantasia por meio dos livros básicos. Dungeons & Dragons é um RPG clássico que vale muito a pena experimentar.

Creio que para fantasia medieval os livros de Dungeons & Dragons trazem um material completo para criação de cenários e a curva de aprendizagem da quinta edição do sistema é bastante rápida. Boa parte do material é lançado primeiro em inglês antes de ser trazido para o Brasil.

Tormenta – Jambô Editora

Um sistema e um cenário totalmente brasileiro que tem sido expandido há duas décadas é o Tormenta RPG que, recentemente, recebeu um novo design em comemoração ao aniversário de vinte anos: o Tormenta 20. Esses livros são completos e tudo o que você precisa para começar jogar está em um único livro.

Acredito que Tormenta seja o mais acessível porque o foco é o público brasileiro. Os suplementos do sistema podem ser encontrados tanto nas edições da revista Dragão Brasil quanto em livros produzidos pela Jambô Editora.

Isto é o básico sobre RPG que eu creio que você precisa saber para começar a jogar. Reúna alguns amigos, pegue um livro básico, pense no começo de uma história e rabisque seu mundo de aventuras.

Um comentário em “O que é RPG de mesa?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: