Os heróis do cotidiano

As pessoas de todo o mundo acreditam que poderes são coisas que apenas os heróis da ficção possuem. Acham que poderes de verdade não existem, mas eu acho que elas estão erradas por pensarem assim. Todos nós temos grandes poderes que nos trazem grandes responsabilidades e isso permite que salvemos vidas, que curemos pessoas e que cresçamos como seres humanos em meio a tanto caos, destruição e discórdia que há nem nosso pequeno planeta azul que chamamos de Terra. O que eu quero dizer é que podemos ser grandes heróis no dia a dia e isso é algo que não requer nada além do mínimo de esforço e dedicação para fazer o bem às pessoas que estão ao nosso redor. Parece difícil de entender, mas acho que vai ficar mais claro se continuar a leitura.

Há pessoas no mundo que sofreram e algumas que ainda sofrem com depressão e ansiedade. O mundo hoje é um lugar caótico que causa esses tipos de problemas a uma parcela considerável da população tanto pela quantidade de informações e notícias que são veiculadas quanto pela pressão imposta pela sociedade para que as pessoas produzam algo com a própria vida fazendo com que a máquina do sistema não pare de rodar. É óbvio que há centenas de outros fatores que causam problemas às pessoas como desigualdade social, bullying, todo e qualquer tipo de assédio como abuso de poder e é neste ponto, vendo todos esses males que afetam cada um de nós todos os dias na sociedade que vivemos atualmente, que eu digo que existem heróis em nosso mundo. Sim, isso mesmo. Pessoas assim como você que está lendo isto.

Quando ouvimos um desabafo de um amigo próximo que está passando por algum problema, quando visitamos alguém simplesmente pela vontade de passar um tempo com a pessoa, quando decidimos mimar alguém como forma de demostrar carinho e afeto, quando fazemos alguém sorrir por causa de uma piada que fizemos ou porque contamos uma história engraçada para a pessoa em questão. Às vezes, detalhes assim evitam que uma pessoa faça algo que possa ser irreversível tanto na vida dela quanto na vida das pessoas que convivem com ela. Demostrar amor com palavras qualquer pessoa é capaz de fazer, mas as verdadeiras demonstrações de amor são realizadas por meio de atitudes tanto na ficção, quanto na vida real. Nem sempre é fácil demonstrar amor quando a vida te machuca constantemente durante muito tempo, mas é algo extremamente necessário para todos nós sentirmos que somos queridos e que fazemos parte de algo maior. Vou usar um exemplo de uma mesa de RPG que eu narrei há alguns anos.

Cada jogador criou um personagem que tinha um motivo para procurar a solução para um problema de larga escala que estava afetando a vida pessoal deles e de pessoas que estavam ao seu redor. Nenhum dos personagens se conhecia antes de chegarem a uma estalagem e falar com um velho que dizia saber onde encontrar a solução do problema. Com o avanço da história, todos os personagens passaram a saber mais um sobre o outro e os motivos que os trouxeram até aquele ponto no qual se encontravam. No início eles tiveram atritos, mas o tempo os aproximou de tal forma que, ao encontrarem com a causadora do problema, um personagem serviu de escudo para o outro e, unidos, eles pouparam a vida da pessoa que estava sob controle de uma força que se aproveitou de um momento de fraqueza para fazer com que ela entrasse em decadência e causasse o mal que destruiu a vida dela e de milhares de pessoas. Por fim, ela tentou se redimir auxiliando na solução do problema.

Ao ser acolhida pelos personagens dos jogadores, a personagem que eu estava controlando se tornou solícita e amigável. No momento em que foi perdoada pelos atos que cometeu, todos ali estavam satisfeitos com a evolução pessoal e com o desenvolvimento dos laços que o grupo fez. Muitas vezes, quando acolhemos uma pessoa que está passando por um momento de dificuldade, esta pessoa começa a ver a vida por um ângulo diferente e, muitas vezes, percebe que nem tudo é da forma que ela acreditava ser por causa da maneira como foi recebida por você ou pelo seu grupo de amigos. Ajudar alguém pelo simples fato de querer ver a pessoa bem, é uma forma de dizer “Eu te amo!” sem ter que dizer essas palavras diretamente. Jamais tenha medo de demonstrar o que sente por qualquer pessoa e cuide daqueles que você sabe que são importantes para você.

O papel de um herói não é lutar contra vilões e prender os caras maus. Isso é parte do trabalho, mas não é o principal objetivo. O verdadeiro herói é aquele que luta para proteger as pessoas de algo que elas não conseguiriam se proteger sozinhas. Quando você empresta seu ombro para um amigo chorar, você está sendo um herói para a pessoa que está do seu lado. Ao defender alguém que está sofrendo bullying ou algum tipo de abuso em situações sociais, você também está salvando o dia tanto quanto o Batman ou o Superman no universo da DC. E ainda que pareça bobagem, se a pessoa não quiser falar sobre o problema, você pode ficar em silêncio ao lado dela apenas aproveitando a companhia um do outro enquanto fazem vários nada por algumas horas. Sempre, todas as vezes, absolutamente em qualquer situação na qual você ajuda uma pessoa, por menor que seja esta ajuda, você está sendo um herói como os grandes heróis dos quadrinhos, filmes, séries, jogos ou de qualquer outra mídia que acompanhamos.

Você tem o poder de melhorar o dia de uma pessoa por meio das suas atitudes. Faça um elogio sincero, abrace quem você gosta, convide seus amigos para fazerem algo juntos ainda que seja online, cozinhe o prato favorito da pessoa amada, jogue alguma coisa e ajude a pessoa que não joga tão bem a aprimorar suas habilidades. Seja uma Super Pessoa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑